InternetData CenterAssinante

Festival de Dança da Terceira Idade classificará equipes para os Jasti 2015

Evento acontecerá nesta quinta-feira e sexta-feira com a avaliação de júris técnicos e artísticos
Festival de Dança da Terceira Idade classificará equipes para os Jasti 2015
Foto: Divulgação
Por Amanda Garcia Ludwig Em 29/10/2014 às 10:40

A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) realizará nesta semana o primeiro Festival de Dança da Terceira Idade. O intuito é escolher os grupos e casais que irão representar Criciúma nos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) 2015. O município é candidato para receber a disputa estadual no próximo ano. Por isso, a cidade já está mobilizada para que as equipes estejam preparadas para as competições em casa. Na quinta-feira as disputas serão na dança coreográfica, a partir das 13h30min. Já na sexta-feira as apresentações serão na Dança de Salão, às 9 horas.

Cada grupo de idoso pode inscrever casais na categoria A – entre 60 e 69 anos, e na categoria B – a partir de 70 anos. Na dança coreográfica cada grupo pode inscrever no mínimo 8 participantes e no máximo 16. O objetivo do festival é oportunizar a dança, uma modalidade bastante praticada pelos idosos, e buscar integração através de manifestações corporais, artísticas, ampliando a troca de experiências. Neste ano Criciúma participou pela primeira vez dos Jasti. As equipes disputaram o regional e apenas a dança coreográfica foi classificada para o estadual.

Os casais e grupos serão avaliados pelo júri nos quesitos ritmo, condução, elegância, criatividade, diversificação de passos, movimentação, coreografia, sincronismo, visual, entre outros. O júri técnico é formado por dançarinos profissionais e presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato Valvassori. Já o júri artístico, é formado por jornalistas e colunistas de Criciúma. Para a presidente da Afasc, Bebel Búrigo, este é o momento de fortalecer a participação dos idosos em eventos regionais e estadual. “Nós tivemos a oportunidade de participar do Jasti neste ano e foi um marco para os idosos que nos representaram. Com esse festival mais idosos poderão mostrar seus talentos”, afirmou a presidente.

Na sexta-feira, às 13h30min, haverá a entrega dos troféus e medalhas dos idosos que conseguiram as primeiras colocações no torneio de canastra, dominó, bocha, bolão e, também, os vencedores do 1º festival de Dança da Terceira Idade.

13/10 a 14/10 - Torneio de canastra

15/10 a 16/10 – Torneio de dominó

20/10 a 21/10 – Torneio de bocha

22/10 – Torneio de bolão

30/10 – I Festival de Dança – Dança Coreográfica

31/10 – I Festival de Dança – Dança de Salão

 Colaboração: Jussi Moraes/Comunicação Afasc