InternetData CenterAssinante

Escolas municipais de Morro da Fumaça passam a usar o Mais Educação

Os alunos foram agrupados em turmas de até 15 alunos
Escolas municipais de Morro da Fumaça passam a usar o Mais Educação
Foto: Gabriela Recco
Por Amanda Garcia Ludwig Em 13/10/2014 às 12:00

O Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Morro da Fumaça, aderiu neste ano ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, que visa ampliar a jornada das escolas com oficinas diárias. Nove escolas da rede municipal de ensino do município foram contempladas e atenderá aproximadamente 450 alunos.  

O programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal, em parceria com os municípios, para promover a educação integral no Brasil. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.

Com a adesão cada escola do ensino fundamental passa a contar em sua rotina a partir desta segunda-feira, seis tipos de atividades variadas que foram elencadas pelas escolas para desenvolverem com os alunos. Entre as atividades estão: teatro, dança, karatê, aula de cerâmica, jardinagem, redes sociais, música, xadrez, badminton e fanfarra. “Além disso, terá também, uma atividade indicada como obrigatória em todos os dias que acontecem esses momentos, o acompanhamento pedagógico, ou seja, atividades de leitura, compreensão, escrita entre outras”, explica a Secretária de Educação e Cultura, Lucilene Pagnan Cechinel. Segundo a secretária, a finalidade deste programa é promover uma educação diferenciada, cativante e que compreenda o ser humano em todas as suas dimensões.

A orientação do Mec é que os alunos inscritos no programa deverão preencher os seguintes critérios: estudantes que tenham defasagem de idade/ano; estudantes que saem da escola após concluir o 5º ano; estudantes que abandonam a escola após o 9º ano; escolas onde são detectados índices de evasão e/ou repetência e estudantes beneficiários do Bolsa Família.

Lucilene ainda explica que a ampliação da jornada escolar acontecerá de forma gradativa para que cada escola acompanhe diariamente essas atividades variadas. “No futuro esperamos conseguir atender esse desafio com qualidade e organização”, pontua a secretária.

“É importante destacar que todos os alunos foram agrupados em turmas de até 15 alunos, e que nos dias dessas atividades, os mesmos serão cobrados pela presença e participação. Aos pais ou responsáveis dos alunos participantes, pedimos comprometimento e disciplina com o desenvolvimento do projeto”, finaliza Lucilene.

Colaboração: Gabriela Recco/Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça