InternetData CenterAssinante

Enchentes: comissão buscará soluções ao bairro Quarta Linha

Grupo será formado por técnicos da Prefeitura e da Unesc
Enchentes: comissão buscará soluções ao bairro Quarta Linha
Foto: Cristian Pereira
Por Douglas Saviato Em 02/03/2014 às 13:21

As enchentes das últimas semanas no bairro Quarta Linha, em Criciúma, deixou dezenas de famílias desoladas. A dimensão dos estragos, no entanto, intriga equipes de engenheiros da Prefeitura de Criciúma e da Defesa Civil Municipal, que vêm realizando um estudo para aferir as causas e propor soluções ao problema. Uma comissão será formada para ampliar o debate sobre a situação. O grupo vai ser constituído de técnicos da Prefeitura de Criciúma e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A Defesa Civil e o Comitê da Bacia do Rio Araranguá também terá representação.

“O problema que vem se apresentando acontece em uma série de córregos que convergem para o Rio dos Porcos, que compõem a bacia do Rio Araranguá. A resolução deste problema terá que ser planejada pelos municípios de Criciúma e Araranguá. Mais adiante faremos reunião com a comunidade para estendermos o debate”, aponta o engenheiro sanitarista da Secretaria de Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Roberto Luiz Búrigo.

A Unesc, através de um convênio envolvendo o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Criciúma, realiza um estudo da malha hidrográfica da Quarta Linha. “Estes dados vão ajudar nossos estudos e, feitas a discussões dos pontos que estão ocasionando essas adversidades, serão tomadas ações para obtermos soluções imediatas e de longo prazo”, acrescenta o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, André De Lucca.

Causas das enchentes – Avaliações preliminares aventam algumas causas das cheias. Uma dos pontos que podem ter relação com o problema, conforme Búrigo, é o bueiro da BR-101. “Observamos também pontos de assoreamento (obstrução) do rio que dá escoamento das águas até a bacia do Rio dos Porcos. Um agravante é a baixa declividade da bacia hidrográfica da Quarta Linha por ser uma região de planície, fator que dificulta a vazão”, explica o engenheiro sanitarista.

Colaboração: João Pedro Alves/Comunicação Criciúma