InternetData CenterAssinante

Dois dias de festa em Morro da Fumaça

Festa do Agricultor trouxe diversão para os moradores da cidade
Dois dias de festa em Morro da Fumaça
Foto: Divulgação
Por Amanda Garcia Ludwig Em 31/08/2014 às 19:36

A XV Festa do Agricultor de Morro da Fumaça, realizada neste fim de semana, dias 30 e 31, garantiu bons momentos de entretenimento para as comunidades rurais e a população em geral. A festa que aconteceu na comunidade de Linha Torrens contou com atrações musicais, olimpíadas rurais, gastronomia, missa do agricultor e desfiles das famílias e comunidades rurais. Hoje o município conta com aproximadamente 400 famílias agrícolas. O evento foi organizado pelo Governo Municipal de Morro da Fumaça, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural/CMDR, Secretaria de Agricultura, Epagri, Cidasc, Associação da Microbacia do Rio Ronco D’Água, Associação da Microbacia do rio Linha Torrens e Cooperativa da Agricultura Familiar Fumacense.

No sábado, a programação iniciou com as provas da Olímpiada Rural. Corrida de carriola, pega porco, funda e torta na cara foram algumas das provas realizadas durante a tarde. Ao todo foram oito provas realizadas durante os fins de semana de agosto, encerrando no dia da festa. Foram 13 comunidades participando das olimpíadas, divididas em cinco equipes: Linha Barracão/Loteamento Graziela; Linha Torrens/Santa Cruz; Linha Frasson/Linha Serafin; Estação Cocal/Mina Fluorita/Linha Bortolatto/Linha Pagnan/Vila Rica e Linha Cabral/Mina Visconde. A noite, a festa continuou com churrasco servido no Salão de Festas e show baile com o grupo Raízes da Sanfona.

No domingo, as atrações começaram pela manhã com a missa do Agricultor, celebrada na Capela Nossa Senhora do Carmo, pelo Padre Marcos Rech. Uma das atrações mais esperadas foi o Desfile das Famílias e comunidades rurais. Os tratores e máquinas traziam tudo àquilo que é de cultivo da agricultura familiar: hortaliças, panificação, produção de leite, entre outros. Destaque para os principais produtos produzidos no município: milho, feijão e fumo. Ao meio dia foi servido almoço no Salão de Festas, e logo após, show com a Orquestra Criciumense de Violeiros e gravação do programa Canta Viola da Unisul TV, finalizando com a entrega da premiação da Olímpiada Rural. A grande campeã das Olimpíadas foi a comunidade de Linha Cabral.

Durante os dois dias de festa, os visitantes também tiveram a oportunidade de apreciar e adquirir diversos produtos da agricultura familiar que estavam sendo vendidos no café colonial.

Para o presidente da festa, vice-prefeito e secretário de Agricultura, Marci Sartor, a festa foi um sucesso e o objetivo foi atingido, pois é o momento de evidenciar o potencial dos agricultores. “Sem o trabalho do agricultor, não temos alimento em nossas mesas. Por isso, é gratificante realizar um evento como este para exaltá-los, lembrando que sem a participação, a colaboração e a união de todos os nossos agricultores nada disso seria possível”, pontuou Sartor.

Colaboração: Gabriela Recco/Comunicação Morro da Fumaça