InternetData CenterAssinante

Câmara de Vereadores lança projeto Escola do Legislativo de Criciúma

Projeto visa promover a capacitação dos servidores e da comunidade a cerca de temas diversos
Câmara de Vereadores lança projeto Escola do Legislativo de Criciúma
Foto: Lucas Colombo/Jornal da Manhã e Daiana Carvalho
Por Daiana Carvalho Em 30/10/2014 às 21:49

A Câmara de Vereadores de Criciúma, em Sessão Especial lançou oficialmente o projeto Escola do Legislativo de Criciúma, na noite desta quinta-feira. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a partir das 19 horas com a presença de diversas autoridades do município e região.

A Escola do Legislativo tem como objetivo capacitar os servidores e trazer oportunidade de formação para a comunidade através da realização de debates e palestras que irão aproximar os envolvidos dos processos do legislativo e de temas diversos. “É um instrumento de formação para a comunidade, que irá proporcionar capacitação e qualificação para os servidores e para a população”, destacou a Presidente do Legislativo de Criciúma, Tati Teixeira.

A Escola do Legislativo de Criciúma é a sétima instituída no Estado do total de 108 estruturadas no País. No encontro o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Augusto Coutinho Madruga, ministrou uma palestra com o tema: A Importância das Escola do Legislativo na Constituição da Democracia. “Elas foram criadas para capacitar, profissionalizar os servidores, e surgiu um novo viés voltado para fora da Câmara trazendo os líderes comunitários e a própria comunidade para o meio”, explica.

Para o vice-presidente do bairro Quarta Linha, Ademir José Honorato, a iniciativa é a oportunidade para as pessoas conhecerem o meio político e ao mesmo tempo usufruir das opções que o projeto oferece. “É uma abertura da política para nós poder discutir, reivindicar os nossos direitos direto com a Câmara, além de ter formação para um futuro político”, salienta.

O projeto será mantido com recursos da receita da Câmara e irá promover os cursos e eventos de formação com o apoio de instituições parceiras, sem custo para os participantes. A participação é aberta a servidores de toda a Amrec e para pessoas que tiverem interesse em participar dos encontros. Os dois primeiros eventos já estão agendados para a última semana de novembro. Nos dias 24 e 25 acontecerá a formação sobre Processos Legislativo para Criciúma e municípios vizinhos, e no dia 27 será promovido a Caravana da Cidadania com as Escolas.