InternetData CenterAssinante

Árvores do Parque Centenário são ameaçadas por erva parasita

Famcri inicia ação de tratamento às plantas no mês de janeiro
Árvores do Parque Centenário são ameaçadas por erva parasita
Foto: Gilvan França
Por Ana Paula Cardoso Em 21/12/2013 às 09:00
Mais de uma dezena de árvores do Parque Centenário, em Criciúma, estão condenadas a morrer, caso a administração municipal, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), não tome providências. As árvores, a maioria plantadas nas comemorações do centenário do município, quando a área foi inaugurada, em 1980, são vítimas de um parasita com nome científico Phrygilanthus acutifolius, popularmente chamada de erva de passarinho. Mais de dez árvores estão comprometidas.

“Ela é considerada como uma hemiparasita, ou seja é parcialmente parasita, tem a capacidade de absorver elementos minerais da planta hospedeira através de raízes modificadas, chamadas de haustórios, e também realizar fotossíntese através das suas próprias folhas, no entanto, é uma planta agressiva que pode levar seu hospedeiro à morte”, explica o biólogo Cristian Pereira. O biólogo Renan Yamashita, da Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), que também constatou a situação de algumas das árvores acometidas pela erva de passarinho, reforça o que Pereira informa: não há tratamento químico ou solução que não seja um trabalho manual em cada árvore para retirar a parasita para salvar a árvore hospedeira.

Conforme Pereira, “em sua época de florescimento a  Phrygilanthus acutifolius exala  perfume agradável e seu fruto atrai pássaros que dele se alimentam, carregando a semente para outras copas de árvores e fazendo a dispersão delas”.  De acordo com o presidente da Famcri, Gelson Fernandes, uma ação de combate a essa praga será iniciada em janeiro. Até lá, a equipe de biólogos se prepara para tratar e acompanhar o comportamento das árvores. \"Vamos retirar as ervas dessas árvores pelo processo de raspagem. Nãos erá usado veneno para que não seja afetada a árvore e nem as pessoas. Provavelmente será preciso fazer alguma poda leve ou mais drástica. É possível separar essas raiz parasita sem matar a árvore. Existe a probabilidade de a erva brotar novamente, mas isso leva tempo. Identificamos o parasita em outras árvores dos parques da cidade e serão retiradas também. Creio que no Parque Centenário nosso trabalho dure dois dias\", explica Yamashita.

Saiba mais - A erva de passarinho, conforme os biólogos, pode aparecer em qualquer árvore, inclusive em frutíferas, como é o caso de uma goiabeira do Parque Centenário. O importante, segundo ele, é constatar o início do processo e evitar que a parasita se prolifere.

Colaboração: Gilvan de França