InternetData CenterAssinante

INSS prorroga prazo de comprovação de vida/renovação de senha junto aos bancos para aposentados e pensionistas

Medida é necessária porque mais de nove milhões de pessoas ainda não realizaram o procedimento e podem perder o benefício
Por Redação Engeplus Em 12/08/2013 às 15:05
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o prazo de realização da comprovação de vida/renovação de senha junto à rede bancária por seis meses. Conforme informações do Ministério da Previdência Social, a medida é necessária porque, dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não atenderam à convocação dos bancos para a realização da renovação da senha junto às agências bancárias onde habitualmente recebem seus benefícios.
 
As instituições financeiras pagadoras de benefícios terão até o dia 28 de fevereiro de 2014 para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos 9,4 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.
 
As instituições financeiras pagadoras de benefícios realizam esse procedimento desde maio de 2012. Quem já compareceu à agência bancária desde quando o cadastramento começou, não precisa realizar outra prova de vida, pois as instituições ainda estão concluindo o primeiro ciclo. Os bancos informam os beneficiários acerca da comprovação de vida/renovação de senha por meio de mensagens informativas disponibilizadas nos meios eletrônicos de relacionamento com seus clientes.
 
Quando for convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária e levar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, etc.). Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem realizar a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS. Os segurados que residem no exterior também podem realizar a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.
 
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), todos os mais de 30 milhões de beneficiários deverão efetuar anualmente a renovação de senha/prova de vida. Segundo informações da Agência Brasil, os beneficiários que não fizerem a renovação de senha e prova de vida terão os créditos bloqueados pelo INSS. A Febraban lembra que a prova de vida é um importante procedimento no combate a fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios.