InternetData CenterAssinante

Congregação completa 180 anos

Irmãs Escolares de Nossa Senhora completa 180 anos
Congregação completa 180 anos
Foto: Divulgação
Por Ana Paula Cardoso Em 24/10/2013 às 14:18
As religiosas que fazem parte da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) completam nesta quinta-feira 180 anos de fundação e dedicação à vida religiosa e ao próximo. Em Santa Catarina, elas ficam entre a cidade de Criciúma, Forquilhinha e Santo Amaro da Imperatriz. 

Em Criciúma elas atuam no hospital São José, apesar do foco principal da congregação ser a educação. O hospital é a única instituição de saúde a fazer parte da congregação. “O hospital São José é fruto e obra de muitas irmãs que por aqui passaram e deram o melhor de sua vida gratuitamente, cuidando, consolando e trabalhando nesta obra, cujo fim primeiro é servir e ser sinal da misericórdia de Deus. Somos gratas a Deus por esta obra que ele conduziu, por todos estes anos. Que o senhor seja sempre louvado e engrandecido pela vida e missão de cada Irmã Escolar de Nossa Senhora, no mundo inteiro”, diz Irmã Líbera Mezzari, diretora geral do hospital.

Saiba mais - Fundada pela religiosa Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, na Alemanha, em 1833, a congregação já ganha espaço em 36 países do mundo.
Nem mesmo com as dificuldades enfrentadas no início dos trabalhos, as religiosas se deixaram intimidar e decidiram que desde esta data, iriam ajudar o próximo, por meio da educação. A obra cresceu e aos poucos as IENS foram expandindo o seu trabalho de educadoras. Hoje, já atuam em sete estados do Brasil e em Roma. Ao todo são 12 dioceses com um total de 153 irmãs que se dedicam à educação, saúde e pastoral. 

Com um governo central em Roma, fazem parte de 36 países da Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Oceania e na África. Atualmente cerca de 3,5 mil irmãs fazem parte da congregação no mundo. 

Atualmente o conselho Provincial para América Latina e Caribe conta com sete religiosas: 

Provincial: Ir. Cecilia Martinello
Conselheiras: Ir. Ana Maria Elena Rivas, Ir. Beatriz Hobold, Ir. Bernardine Fontánez, Ir. Lili Dávila, Ir. Reyna del Carmen e Ir. Teresinha Dorigon Vieira. Sendo Ir. vice-provincial Ir Bernardine.

Colaboração: Katia Farias/Comunicação hospital São José