InternetData CenterAssinante

Área degradada dará lugar a distrito industrial

No local funcionava um lixão. Projeto será elaborado para a recuperação e capacidade de abrigar distrito industrial
Área degradada dará lugar a distrito industrial
Foto: Foto: Francis Leny
Por Redação Engeplus Em 30/01/2013 às 08:27
 A área de oito hectares degradada onde funcionava o antigo lixão, no Poço Oito, em Içara, deverá ser recuperada e transformada em distrito industrial. A prefeitura do município esteve reunida com representantes da Santec Resíduos, Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) e procuradoria para tratar da elaboração de um projeto de recuperação do local.

“É uma área degradada de longa data por empresas carboníferas. Por conta disso, a antiga CSN ficou responsável pela recuperação da área em razão de uma ação judicial de 2005 e a Santech na obrigação de recuperar o lixão, por meio de uma medida compensatória do licenciamento ambiental obtido em 2006. Também coube ao município a responsabilidade de fazer o projeto de recuperação, ao qual deve ser executado pela Santec”, explica o procurador do município, Walterney Réus. Ele acrescenta que há um projeto já licenciado desde 2001, contudo, o mesmo não permite a instalação de área industrial no local, o que conflita com o atual plano de governo gestor.

De acordo com o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafim, a Santec será a empresa executora do projeto elaborado pelo município.

Com informações de Francis Leny