InternetData CenterAssinante

Criciúma perde um de seus últimos fundadores

Faleceu na madrugada deste domingo, Carlos Augusto Borba
 Criciúma perde um de seus últimos fundadores
Foto: Foto: Denis Luciano/Arquivo Engeplus
Por Marcelo de Bona Em 24/03/2013 às 12:29
Morreu deste domingo um dos últimos fundadores do Comerciário Esporte Clube.O contador Carlos Augusto Borba tinha 85 anos, estava internado há duas semanas, e faleceu à 1h35min desta madrugada no Hospital da Unimed de Criciúma. Borba foi um dos 22 fundadores do Comerciário, hoje Criciúma. Com a perda, restam vivos Jacob Della Giustina e a madrinha do clube Zélia Guimarães.

Carlos Borba lutava há algum tempo contra uma neoplasia na bexiga e rins, e estava em coma nos últimos três dias. O contador deixa a esposa, dois filhos, cinco netos, e um bisneto. O seu velório está sendo realizado no Cemitério Municipal de Criciúma, com sepultamento às 17 horas.

Luis Augusto Borba, um dos filhos, relata a história contada por seu pai sobre a origem do Comerciário. “Segundo ele contava, o pai foi tentar jogar no Atlético Operário, mas lá existia um ponteiro muito bom. Então para ele poder jogar reuniu alguns amigos e lançou a ideia de criar o Comerciário”, lembra Luiz Augusto.

Além do hoje Criciúma Esporte Clube, Carlos Borba também foi fundador da Escola Técnica do Comércio e da Fundação Universitária de Criciúma (Fucri), atual Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc). “Ele percorria as cidades da região convidando os estudantes para estudar em Criciúma”, conta Luis Augusto Borba.

Em março de 2012, Carlos Augusto Borba lançou o livro Reminiscências em...gotas. “Ora, quem já viveu tantos anos tem sempre muita coisa guardada na memória. Recordações que podem ser alegres ou não, a infância no interior, a família e os lugares, a história que ajudei a escrever, envolvido, como sempre estive, em tantas ações comunitárias e sociais. Foram essas tantas passagens vividas, originadas das minhas experiências pela vida afora, que fizeram nascer Reminiscências...em gotas”, disse o autor na ocasião.