InternetData CenterAssinante

Anatel suspende a venda de novas linhas de telefones celular

Anatel suspende a venda de novas linhas de telefones celular
Foto: Foto: Site Anatel
Por Ana Paula Cardoso Em 19/07/2012 às 13:19
Após avaliação do desempenho das prestadoras de serviço de telefonia celular em cada Estado brasileiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que a partir de segunda-feira, dia 23 de julho, as prestadoras Tim, Oi e Claro, que apresentaram o pior serviço, estão proibidas de comercializar de novas linhas.
A medida cautelar foi tomada nessa quarta-feira para que as prestadoras de telefonia móvel prestem serviço aos cidadãos com nível de qualidade satisfatório.

Conforme divulgada no site da Anatel, dentro de 30 dias, as prestadoras deverão apresentar Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), detalhado por Estado, contendo medidas capazes de garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações, em especial quanto ao completamento e à interrupção de chamadas e ao atendimento aos usuários. Novas vendas só serão permitidas após análise e aprovação, pela Anatel, do Plano apresentado.

Mesmo as prestadoras que não receberam proibições deverão apresentar o Plano Nacional de Ação de Melhoria. A medida foi tomada em razão do crescimento, verificado pela Anatel desde o ano passado, do número de reclamações registradas na Anatel, associado aos dados de acompanhamento e de fiscalizações realizadas.

Caso alguma prestadora descumpra a determinação da Anatel, estará sujeita ao pagamento de R$ 200 mil por dia e por cada Estado em que se constatar o descumprimento. Em Santa Catarina, a prestadora Claro foi atingida pela determinação.
Confira a relação das prestadoras atingidas pela medida em cada Estado no site da Anatel.


O que diz a Claro:
"A Claro informa que foi surpreendida pela decisão da ANATEL de suspender temporariamente a comercialização de novas linhas em Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A operadora faz fortes investimentos em rede no Brasil, sendo R$ 3,5 bilhões apenas em 2012, e, como resultado, apresenta um dos melhores indicadores de rede medidos pela própria ANATEL. Recentemente, foi apontada como o melhor serviço de banda larga em vários estados, inclusive São Paulo, por um dos principais veículos de comunicação de tecnologia.
A operadora apresentará prontamente à ANATEL o seu plano de investimentos que busca manter a constante excelência do serviço.
A Claro esclarece que o critério que impactou essa determinação da ANATEL está relacionado a problemas pontuais de atendimento na central de atendimento que atende esses estados, cujas ações de melhorias já apresentaram resultados nos indicadores da ANATEL do mês de junho".