InternetData CenterAssinante

Vem aí a 8ª edição do Festival Gastronômico Garopaba Sabor

Evento conta com a participação de 19 estabelecimentos e acontece de 11 a 31 de agosto
Vem aí a 8ª edição do Festival Gastronômico Garopaba Sabor
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 08/08/2021 às 11:16

A temporada das baleias francas no Litoral Sul catarinense teve início em julho e segue até novembro. Durante o período, os municípios que fazem parte da chamada Rota da Baleia Franca (RBF) – Garopaba, Imbituba e Laguna – preparam diversas atrações para aproximar turistas e demais interessados por esses gigantes do mar. Um dos atrativos é o 8º Festival Gastronômico Garopaba Sabor, que será realizado de 11 a 31 de agosto.

A iniciativa conta com a participação de 19 estabelecimentos gastronômicos de Garopaba. São restaurantes, pizzarias, hamburguerias, cafés e restaurantes orientais servindo diversas opções de comidas selecionadas especialmente para o Festival, como pratos à la carte, hambúrgueres, pizzas, sushis e acompanhamentos que valorizam os ingredientes locais e regionais. Os pratos selecionados terão o valor de R$ 23,90 a R$ 59,90.

Realizado pelo Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Garopaba (Acig), o Festival acontece anualmente no mês de agosto. Neste ano, inclusive, houve o envolvimento da rede hoteleira para promoção do evento e a divulgação de passeios turísticos em Garopaba, como explica a analista da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

“A ideia do Festival é fortalecer e integrar o setor, valorizar os ingredientes locais e promover a cultura da região, priorizando a sustentabilidade e a responsabilidade social.  Além de divulgar os restaurantes e valorizar seus pratos, também é uma forma de motivar e sensibilizar o setor e a comunidade num período de mudanças econômicas”, comenta.

Novidades desta edição

Uma das novidades para esta edição é o chamado Cartão Fidelidade. Cada cliente pode solicitar o seu ao degustar o primeiro prato selecionado em um dos estabelecimentos participantes. Na medida em que o turista visitar outros restaurantes e apreciar novos pratos, ele vai preenchendo o cartão. Quando estiver completo, com oito selos, o cartão poderá ser trocado por um brinde.

Além disso, 5% do valor total arrecadado com a venda dos pratos durante o evento será revertido para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garopaba, como destaca o diretor de Hospedagem e Alimentação da Acig, Rodrigo de Mello, também proprietário do Ygarapaba Restaurante.

“Outra novidade é a parceria com a rede hoteleira, vamos divulgar a Associação de Hotéis de Garopaba e eles vão divulgar o Festival. Também teremos um guia impresso do evento que estará nos estabelecimentos com diversas informações. Além disso, retomamos o que foi feito em 2019 em relação à responsabilidade social, com a parceria e doação para a Apae de 5% da venda dos pratos”, pontua.

O 8º Festival Gastronômico Garopaba Sabor conta com o apoio de Sebrae/SC, Prefeitura de Garopaba, Secretaria Municipal de Turismo e Rota da Baleia Franca.

Confira abaixo os estabelecimentos participantes:

BROTÔ Bistrô

Guna Hamburgueria

H2o Sushi Bar

Restaurante Zanoni

Ygarapaba Restaurante

Parador Garopaba

Gelomel Gastronomia

Grano Pizzeria

Rincão Bar e Parrilla

Cabocla

Carmela Casa de Chá e Café

Guiméme's Grill Burgers

Casa do Padre

Restaurante Tasca dos Açores

Pigg's Brew

Guinza Café

Avenida Pizza Lounge

Brasa Mar

Z12 Sushi

Colaboração: Vanessa Amando/NBCom