InternetData CenterAssinante

Gastronomia afetiva: uma osteria em resgate à memória e novas histórias

No dia 4 de dezembro, as portas estarão abertas ao público para apresentação do espaço
Gastronomia afetiva: uma osteria em resgate à memória e novas histórias
Por Redação Engeplus Em 02/12/2021 às 17:13

Afetividade, memórias e felicidade são elementos compartilhados em uma legítima família de descendência italiana, principalmente em momentos aliados à boa gastronomia. Um antigo lar com ambientes que transbordam esta identidade foi reformado para acolher um novo empreendimento gastronômico na área central da cidade de Urussanga. Assim será Nonno Lauro Osteria & Empório com a proposta de acolhida para sentir-se em casa, recontando e reescrevendo histórias.

No dia 4 de dezembro, as portas estarão abertas ao público para apresentação do espaço com música ao vivo e mesa de frios. A partir do dia 5 de dezembro, a inauguração oficial com serviço completo: menu a la carte, carta de drinques, vinhos, entre outras bebidas. “Na Itália, quando um novo estabelecimento abre as portas é tradição o dono oferecer um banquete aos convidados. Por isso o dia de apresentação da casa, 4 de dezembro, será no melhor estilo de acolhida italiana compartilhando essa conquista com familiares, amigos e os primeiros clientes. No dia seguinte, oficialmente estaremos em atendimento com o cardápio disponível para apreciação de todos”, conta a sócia-proprietária, Athiaia Martins.

Este lugar peculiar está localizado num edifício construído por uma das famílias tradicionais que ajudaram na fundação e no desenvolvimento da cidade, desde a época da imigração italiana até décadas passadas. O espírito empreendedor do saudoso Lauro De Bona terá suas raízes resgatadas pelo vínculo familiar do casal proprietário, Joelcio De Bona e Athiaia Martins

No coração da cidade, com vista para a praça e o patrimônio histórico, o projeto de repaginação do local foi executado pela equipe Vértice Arquitetura Interiores com a intenção de proporcionar aconchego e remeter à tradição. Os ambientes criados são compostos de um amplo salão e espaços menores mais reservados, bem como varandas e um empório para venda de produtos diferenciados. Destaque para a conservação de detalhes em pisos, cerâmicas, madeira, fotografias, móveis e objetos pertencentes à família.

O restaurante italiano apresentará um cardápio contemplando receitas clássicas italianas com um toque de contemporaneidade, sob comando de uma chef gaúcha com experiência nesta área. Drinques tradicionais e autênticos, cervejas artesanais e outros itens estarão na carta de bebidas. Já os vinhos terão representatividade nacional com a identidade local dos produtos Vales da Uva Goethe e vinícolas do Rio Grande do Sul, além de uma seleção de importados oriundos de Emilia Romagna, Frascati, Puglia e Verona. 

Com alma e identidade ligadas à afetividade e acolhida, Nonno Lauro Osteria & Empório pretende receber visitantes para vivenciarem memórias especiais e escreverem novas histórias que celebrem a vida.