InternetData CenterAssinante

Pinhão: conheça os benefícios do alimento típico do inverno no Sul

Você pode consumir o pinhão em lanches, em pratos prontos, e até mesmo com carnes
Pinhão: conheça os benefícios do alimento típico do inverno no Sul
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 09/05/2019 às 12:09

Típico da região sul do Brasil, o pinhão tem presença marcante nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Como a época em que os amantes do pinhão esperam chegou, a nutricionista Karolaine Duminelli traz algumas dicas sobre o alimento. "Ele pode ser consumido cozido, assado e até mesmo no meio de pratos. Encontrado no período de outono e inverno, o pinhão é originário da árvore Araucária – encontrada principalmente em clima subtropical do país", destaca a profissional.

Segundo Karolaine, o pinhão cozido é um alimento rico em calorias, possuindo em média 160kcal a cada 100g e em carboidratos complexos. "Isso nos promove energia e saciedade por mais tempo. Ele é um alimento riquíssimo em fibras, trazendo diversos benefícios cardiovasculares e intestinais – auxiliando na redução de colesterol e triglicerídios", explica.

Além disso, segundo a nutricionista, o pinhão tem índice glicêmico baixo, fazendo com que não ocorram picos de insulina. "Ele possui minerais como zinco, ferro, magnésio, cálcio, etc. Além de uma boa concentração de potássio, que ajuda a evitar hipertensão arterial, relaxamento da musculatura, etc. Ainda são encontrados ômega 6 e 9, do qual contribuem para redução e prevenção de doenças cardiovasculares", conta Karolaine.

Você pode consumir o pinhão em lanches, em pratos prontos, em receitas e até mesmo na preparação com carnes. "Adicionando o pinhão em sua alimentação, você contribui para a saúde do coração e intestino", finaliza a nutricionista.