InternetData CenterAssinante

Vindima Goethe começa nesta sexta-feira

Abertura oficial acontece no período da manhã, às 9h30
Vindima Goethe começa nesta sexta-feira
Foto: Amanda Ludwig
Por Amanda Garcia Ludwig Em 18/01/2018 às 19:03

Turistas e moradores de todo o Sul catarinense já podem se dirigir a Urussanga a partir da manhã desta sexta-feira para participar da 10ª edição da Vindima Goethe. A celebração tem início oficialmente às 9h30, com a colheita simbólica na propriedade da família Pignatel, na localidade de Rio América Baixo.

A programação continuará durante todo o dia com a venda de artesanatos e produtos coloniais no estacionamento da rodoviária municipal e na praça central, além da celebração religiosa às 18h30 para abençoar as mãos que colhem na Igreja Matriz.

A partir das 20 horas, na praça central, acontecem mais atividades como o esmagamento das uvas com os pés, entrega de condecorações, apresentação da Orquestra Municipal, confraternização com degustação de vinhos e sucos e comercialização de pratos tradicionais e espumantes. Uma das novidades será a distribuição aos visitantes de um risoto feito com espumante Goethe e uvas.

O diretor de Cultura e Turismo de Urussanga, Paulo Henrique Savio, lembra que mesmo que chova nos próximos dias, a comemoração continuará no salão comunitário atrás da Igreja Matriz.

Ações pensadas para o turista

Neste ano, a organização da Vindima Goethe decidiu fazer uma festa voltada ao turista, de forma a trazer as pessoas direto à realidade do produtor de uvas. “Percebemos que ao longo dos anos, o interesse em colocar a ‘mão na massa’ foi crescendo com os visitantes. Então pensamos em deixá-los viver de perto aquilo que os produtores fazem no dia a dia”, destaca Savio.

Através de uma parceria com a empresa DS Travel Tur, a prefeitura oferecerá passeios dentro do acervo colonial das casas, parrerais e vinícolas da cidade. “A tendência é profissionalizar com o passar dos anos, uma vez que recebemos turistas de todos os lugares do Brasil”, afirma o diretor de Cultura e Turismo.

Os turistas poderão aproveitar um city tour pelo centro histórico de Urussanga, passeio e degustação em vinícolas, guias acompanhando o roteiro, esmagamento de uvas, mini curso de degustação de vinhos, almoço e jantar típicos italianos e pic nic sob o parreiral.

Confira a programação