Gastronomia

Urussanga

Vindima Goethe começa nesta sexta-feira

Abertura oficial acontece no período da manhã, às 9h30

18
JAN
2018
| 19h03
19h03
Amanda Garcia Ludwig
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Amanda Ludwig

Turistas e moradores de todo o Sul catarinense já podem se dirigir a Urussanga a partir da manhã desta sexta-feira para participar da 10ª edição da Vindima Goethe. A celebração tem início oficialmente às 9h30, com a colheita simbólica na propriedade da família Pignatel, na localidade de Rio América Baixo.

A programação continuará durante todo o dia com a venda de artesanatos e produtos coloniais no estacionamento da rodoviária municipal e na praça central, além da celebração religiosa às 18h30 para abençoar as mãos que colhem na Igreja Matriz.

A partir das 20 horas, na praça central, acontecem mais atividades como o esmagamento das uvas com os pés, entrega de condecorações, apresentação da Orquestra Municipal, confraternização com degustação de vinhos e sucos e comercialização de pratos tradicionais e espumantes. Uma das novidades será a distribuição aos visitantes de um risoto feito com espumante Goethe e uvas.

O diretor de Cultura e Turismo de Urussanga, Paulo Henrique Savio, lembra que mesmo que chova nos próximos dias, a comemoração continuará no salão comunitário atrás da Igreja Matriz.

Ações pensadas para o turista

Neste ano, a organização da Vindima Goethe decidiu fazer uma festa voltada ao turista, de forma a trazer as pessoas direto à realidade do produtor de uvas. “Percebemos que ao longo dos anos, o interesse em colocar a ‘mão na massa’ foi crescendo com os visitantes. Então pensamos em deixá-los viver de perto aquilo que os produtores fazem no dia a dia”, destaca Savio.

Através de uma parceria com a empresa DS Travel Tur, a prefeitura oferecerá passeios dentro do acervo colonial das casas, parrerais e vinícolas da cidade. “A tendência é profissionalizar com o passar dos anos, uma vez que recebemos turistas de todos os lugares do Brasil”, afirma o diretor de Cultura e Turismo.

Os turistas poderão aproveitar um city tour pelo centro histórico de Urussanga, passeio e degustação em vinícolas, guias acompanhando o roteiro, esmagamento de uvas, mini curso de degustação de vinhos, almoço e jantar típicos italianos e pic nic sob o parreiral.

Confira a programação

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
“Eu era um líder fortíssimo em Criciúma, mas houve ausência física”, diz Eduardo MoreiraCriciúma representa Estado em projeto nacional de modaConheça as etapas da importação dentro do portoFNDE realiza vistoria na Escola Rosalino de NezGiovanna Amboni é a Musa 2018 da Sociedade Recreativa MampitubaAniversariantes neste dia 22/02