Gastronomia

Vindima Goethe: celebração evidencia as mãos que colhem

Além da missa risotto feito com espumante Goethe e uvas foi distribuído aos turistas

20
JAN
2018
| 10h00
10h00
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

O padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente, foi exaltado na noite desta sexta-feira, dia 19, em uma celebração especial realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Urussanga. A celebração que abençoou as mãos que colhem faz parte da 10ª Vindima Goethe que foi aberta oficialmente durante a manhã e segue até domingo, dia 21, no município.

"Vindima é momento de agradecimento e de união, pois o padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente, abençoou as mãos que cultivaram e colheram e nos permitiu transformar a uva em vinho, uma bebida sagrada", explica a presidente da ProGoethe, Giselda Mazon.

A participação de turistas de outros estados também foi registrada no primeiro dia do evento. “Estávamos na região acolhidos na casa de uma amiga e decidimos conhecer novas cidades com roteiros turísticos. Procuramos e encontramos essa programação especial em Urussanga e nos organizamos para acompanhar todas as vivências de sexta-feira. A acolhida foi surpreendente", comenta o turista de Campo Mourão, no Paraná, Célio Chiconatto, 54 anos.

De acordo com o prefeito Gustavo Cancellier, a acolhida aos visitantes tem sido um grande diferencial. “Estamos felizes com a participação do público e a alegria com que todos estão sendo recepcionados em Urussanga. Nossa cidade é conhecida pela organização dos seus eventos e também por levar ao público toda a sua história”, garante Cancellier.

Após a celebração, os visitantes foram recepcionados no Centro Comunitário da Igreja Matriz para acompanhar a entrega do troféu "Amigos da Uva e do Vinho Goethe", o esmagamento das uvas com os pés, apresentação da Orquestra Municipal, além da comercialização de pratos tradicionais, sucos, vinhos e espumantes. Ainda durante à noite, de forma inédita, um risotto feito com espumante Goethe e uvas foi distribuído aos turistas e toda a comunidade.

“Pensamos em uma programação que enaltece o que Urussanga tem de melhor, com atrações que garantem a preservação de uma história tão rica e cheia de significados”, evidencia o diretor de Cultura e Turismo de Urussanga, Paulo Henrique Savio.

A programação da 10ª Vindima Goethe continua nos dias 20 e 21, sábado e domingo, com atendimento nas vinícolas para degustação e comercialização dos produtos. Os turistas que visitarem o município também poderão apreciar roteiros diferenciados.

A 10ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo, Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU) e agência oficial de receptivo DS Travel.

 

Colaboração: Jéssica Pereira - Assessoria de Comunicação

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
PROCURA-SEHorários de ônibus são alterados para prolongar atendimento à populaçãoManifestantes trancam Avenida Centenário, em CriciúmaPara economista, redução de impostos pode alavancar Reforma da Previdência Nações Shopping apresenta Exposição Internacional DragõesProtestos no Sul causam desabastecimento