Gastronomia

Vindima Goethe: celebração evidencia as mãos que colhem

Além da missa risotto feito com espumante Goethe e uvas foi distribuído aos turistas

20
JAN
2018
| 10h00
10h00
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

O padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente, foi exaltado na noite desta sexta-feira, dia 19, em uma celebração especial realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Urussanga. A celebração que abençoou as mãos que colhem faz parte da 10ª Vindima Goethe que foi aberta oficialmente durante a manhã e segue até domingo, dia 21, no município.

"Vindima é momento de agradecimento e de união, pois o padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente, abençoou as mãos que cultivaram e colheram e nos permitiu transformar a uva em vinho, uma bebida sagrada", explica a presidente da ProGoethe, Giselda Mazon.

A participação de turistas de outros estados também foi registrada no primeiro dia do evento. “Estávamos na região acolhidos na casa de uma amiga e decidimos conhecer novas cidades com roteiros turísticos. Procuramos e encontramos essa programação especial em Urussanga e nos organizamos para acompanhar todas as vivências de sexta-feira. A acolhida foi surpreendente", comenta o turista de Campo Mourão, no Paraná, Célio Chiconatto, 54 anos.

De acordo com o prefeito Gustavo Cancellier, a acolhida aos visitantes tem sido um grande diferencial. “Estamos felizes com a participação do público e a alegria com que todos estão sendo recepcionados em Urussanga. Nossa cidade é conhecida pela organização dos seus eventos e também por levar ao público toda a sua história”, garante Cancellier.

Após a celebração, os visitantes foram recepcionados no Centro Comunitário da Igreja Matriz para acompanhar a entrega do troféu "Amigos da Uva e do Vinho Goethe", o esmagamento das uvas com os pés, apresentação da Orquestra Municipal, além da comercialização de pratos tradicionais, sucos, vinhos e espumantes. Ainda durante à noite, de forma inédita, um risotto feito com espumante Goethe e uvas foi distribuído aos turistas e toda a comunidade.

“Pensamos em uma programação que enaltece o que Urussanga tem de melhor, com atrações que garantem a preservação de uma história tão rica e cheia de significados”, evidencia o diretor de Cultura e Turismo de Urussanga, Paulo Henrique Savio.

A programação da 10ª Vindima Goethe continua nos dias 20 e 21, sábado e domingo, com atendimento nas vinícolas para degustação e comercialização dos produtos. Os turistas que visitarem o município também poderão apreciar roteiros diferenciados.

A 10ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo, Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU) e agência oficial de receptivo DS Travel.

 

Colaboração: Jéssica Pereira - Assessoria de Comunicação

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
“Eu era um líder fortíssimo em Criciúma, mas houve ausência física”, diz Eduardo MoreiraCriciúma representa Estado em projeto nacional de modaConheça as etapas da importação dentro do portoFNDE realiza vistoria na Escola Rosalino de NezGiovanna Amboni é a Musa 2018 da Sociedade Recreativa MampitubaAniversariantes neste dia 22/02