InternetData CenterAssinante

Gastronomia, tradição e cultura integram a 10ª Vindima Goethe

A décima edição do evento acontecerá de 19 a 21 de janeiro
Gastronomia, tradição e cultura integram a 10ª Vindima Goethe
Foto: Vitor De Brida
Por Redação Em 15/01/2018 às 16:25

A região Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina, já recebe os primeiros visitantes atraídos pelos encantos do enoturismo: belas paisagens, boa acolhida, vivências especiais e a apreciação de vinhos singulares com Indicação Geográfica de Procedência (IP). O fluxo de turistas no mês de janeiro na cidade de Urussanga é intensificado a cada ano devido a época de colheita dos frutos, que é celebrada com o evento Vindima Goethe. Neste ano, a décima edição do evento acontecerá de 19 a 21 de janeiro. 

A abertura oficial da 10ª Vindima Goethe inicia com a colheita simbólica na manhã de sexta-feira, dia 19, na propriedade da família Pignatel, na localidade de Rio América Baixo. A programação continua durante todo o dia com a venda de artesanatos e produtos coloniais no estacionamento da rodoviária municipal e na praça central, além da celebração religiosa às 18h30 para abençoar as mãos que colhem na Igreja Matriz. 

A partir das 20 horas, na praça central, acontecem mais atividades como o esmagamento das uvas com os pés, entrega de condecorações, apresentação da Orquestra Municipal, confraternização com degustação de vinhos e sucos e comercialização de pratos tradicionais e espumantes. Uma das novidades será a distribuição aos visitantes de um risotto feito com espumante Goethe e uvas.

"Este prato peculiar foi elaborado especialmente para esta edição da Vindima Goethe. O sabor agridoce promete agradar os diferentes paladares. Nossa expectativa é de promover mais uma edição de sucesso deste evento já consagrado e prestigiado pelos turistas", salienta o diretor de Cultura e Turismo de Urussanga, Paulo Henrique Savio.

Nos dias 20 e 21, sábado e domingo, as vinícolas irão atender em horário especial para a degustação e comercialização de vinhos e espumantes. Os locais irão receber exposições e manifestações artísticas com trabalhos de mosaicos, fotografias, desenhos, cerâmicas e pesquisa poética. Sob reserva antecipada, turistas poderão apreciar roteiros diferenciados com passeio à moda antiga, visita ao patrimônio histórico, esmagamento de uvas com os pés, degustação orientada, minicurso sobre degustação, almoço ou jantar típico italiano e até piquenique em meio aos parreirais. Mais informações pelo telefone (48) 3465-6020.

10ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo, Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU) e agência oficial de receptivo DS Travel. Esta edição do evento irá evidenciar os 120 anos do cultivo desta variedade de uva em Urussanga.

"As primeiras videiras foram cultivadas pelo imigrante italiano Adamo Ceron, na localidade de Rio Carvão, por volta de 1898. Este vinho emblemático feito com uva Goethe carrega uma rica história. Conquistou medalha de ouro na Exposição Internacional de New York em 1939. Era muito prestigiado pelo presidente Getúlio Vargas sendo servido em reuniões no Palácio do Catete e recepções diplomáticas no Copacabana Palace. Atualmente a região Vales da Uva Goethe é detentora da primeira e única Indicação Geográfica de Procedência do setor vitivinicultor de Santa Catarina", ressalta a presidente da Associação ProGoethe, Giselda Trento Mazon.

Colaboração: Eliana Maccari - Assessoria de Comunicação