Gastronomia

PUBLIEDITORIAL

Dicas para uma alimentação adequada nesse verão

24
JAN
2018
| 21h35
21h35
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

No verão as altas temperaturas, associadas a maus hábitos alimentares, podem provocar um quadro de desidratação, pois a temperatura corporal elevada leva à transpiração, fazendo o organismo perder muitos eletrólitos importantes, tais como: sódio, potássio, cloreto e magnésio. E quando a reposição de líquidos e eletrólitos é inadequada, o corpo sofre com um estresse fisiológico, o que ocasiona riscos à saúde. 

O ponto principal é manter a hidratação do corpo, por isso, é essencial investir em uma alimentação balanceada leve e livre de excessos, além disso, alimentos nutritivos, refrescantes e de rápida digestão ajudam a enfrentar os dias de calor e ter mais disposição.  

Dentro desse contexto a água de coco, os chás gelados e os picolés de frutas são excelentes fontes de hidratação disponíveis na Nabi´s Alimentos Produtos Naturais.

A Nabi´s tem também outros grandes aliados da alimentação no verão: são os cereais integrais, que ajudam a dar saciedade e melhorar o funcionamento intestinal, por isso, no café da manhã é indicado inserir granola ou aveia, que podem ser consumidas como fonte de carboidratos, compondo uma ótima forma de fornecer energia e nutrientes de qualidade para melhorar qualquer dia.  Outra variação recomendada é acrescentar os cereais integrais em iogurtes, vitaminas, frutas e bolos caseiros.

No verão no almoço e no jantar, uma boa opção são as saladas. Uma ótima dica é utilizar fontes de proteína vegetal, tais como grão de bico e lentilha como importantes ingredientes no preparo de saladas, incluindo uma grande variedade de legumes, verduras.

As sementes de chia e linhaça também são ricas em fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino e ajudam a diminuir o apetite, constituindo uma ótima aposta para aquelas pessoas que querem emagrecer. São fontes de ômega 3 que além de tantos outros benefícios, ajudam a evitar manchas e ressecamento na pele, duas coisas muito comuns no verão, além disso, não alteram o sabor das preparações e podem ser incluídas no suco, vitamina, iogurte ou saladas de frutas.

Para proteger a pele, aposte em alimentos de coloração alaranjada, pois são ricos em Betacarotenos, que quando ingerido, é convertido em vitamina A, na forma de retinol, e age como um antioxidante nas células, eliminando os nocivos radicais livres e promovendo a foto proteção da pele contra a radiação solar. Cem gramas de damasco seco, por exemplo, possuem cerca de 1094ug de Betacaroteno. 

Outra opção para o verão são as frutas secas e oleaginosas, que podem ser consumidas de forma prática isoladamente, em pequenos lanches ou até em preparações e saladas. Outra dica é unificar as frutas secas e oleaginosas em um mix, capaz de oferecer um conjunto maior de benefícios ao organismo, pois cada um desses componentes possui nutrientes próprios, que quando associados, constituem maior valor nutricional por sua composição mais completa em macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras boas) e micronutrientes (vitaminas, minerais e agentes naturais antioxidantes e anti-inflamatórios).

A Nabi´s Alimentos Produtos Naturais está localizada no bairro Pio Correa em Criciúma – SC em frente ao colégio Marista, contatos pelo e-mail: contato@nabisalimentos.com.br ou pelo telefone (48) 3413-6049 e WhatsApp: (48) 99113-6413.

Leia mais sobre: gastronomia, publieditorial
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
“Eu era um líder fortíssimo em Criciúma, mas houve ausência física”, diz Eduardo MoreiraCriciúma representa Estado em projeto nacional de modaConheça as etapas da importação dentro do portoFNDE realiza vistoria na Escola Rosalino de NezGiovanna Amboni é a Musa 2018 da Sociedade Recreativa MampitubaAniversariantes neste dia 22/02