InternetData CenterAssinante

Ceia de Natal: Brusqueta de tomates e manjericão é opção de entrada

Série de gastronomia traz pratos selecionados por professora de curso do Senac
Ceia de Natal: Brusqueta de tomates e manjericão é opção de entrada
Foto: Arte: Tainá Uggioni
Por Jessica Rosso Em 20/12/2018 às 13:30

A professora de Gastronomia Faculdade Senac Criciúma, Cristiane Benedet de Menezes preparou três receitas especiais para este Natal. Nesta quinta-feira, dia 20, você acompanha o primeiro prato da série, que foi elaborado e selecionado cuidadosamente para os leitores e leitoras do Portal Engeplus. 

Conforme o coordenador do curso Andre Luiz Valente, são opções voltadas para o Natal tropical respeitando as tradições festivas.  A entrada selecionada foi uma "brusqueta de tomates e manjericão nos arrematando frescor, sendo ela uma entrada tipicamente italiana e de fácil palatabilidade", afirmou. Nesta sexta e sábado, a série continua com o tradicional lombo natalino e tem também uma dica para a finalização da ceia que é um refrescante cheese cake com calda de frutas amarelas.

Entrada: Brusqueta Natalina

Ingredientes:
10 fatias de pão italiano em fatias na espessura de um dedo
6 tomates maduros
5 dentes de alho
1 maço de manjericão
100 gr de queijo parmesão fresco
2 limões Taiti
Azeite de Oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto
100gr de nozes picadas grosseiramente

Modo de Preparo:
Em um recipiente pique os tomates em cubos médios com a pele e sementes, 2 dentes de alho em brunisse (cubos de 3mm), e o manjericão rasgado com as próprias mãos. Deixe marinar na geladeira juntamente com o suco de limão e azeite de oliva, sal e pimenta.
Coloque as fatias de pão italiano em uma forma e asse até ficarem levemente crocantes, se assar em demasiado o pão ira ficar muito duro se utilizar pouco tempo de forno o liquido dos tomates irão deixar os pães muito mole. Descasque os dentes de alho e esfregue em cada fatia de pão italiano, cubra-os com a marinada de tomate e decore com lascas de parmesão e nozes picadas.