InternetData CenterAssinante

Canjica de coco: prepare esta delícia na Páscoa

Prato tradicionalmente brasileiro é feito com milho, leite e açucar como base
Canjica de coco: prepare esta delícia na Páscoa
Foto: Sesc/ Colaboração
Por Jessica Rosso Em 31/03/2018 às 09:10

A canjica é um prato tradicionalmente brasileiro, feito com milho, leite e açúcar como base, e outros ingredientes que foram ascrescentados ao longo do tempo. O alimento é uma opção para a Páscoa.

Chegou ao Brasil com os escravos e era um alimento muito comum nas senzalas e nos quilombos. Quando chegou à casa dos senhores, logo virou prato obrigatório no desjejum da Sexta-feira Santa e nas festividades juninas. 

Apesar de ser uma sobremesa, em cada 100 gramas de canjica podemos encontrar 8,5g de proteínas, 3,5g de ferro, 4,8g de fibras, 166mg de fósforo e 154mg de ácido fólico, zinco e vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6. Além de muito saborosa, suas propriedades colaboram com o funcionamento do organismo, facilitam a digestão, favorecem o colesterol bom e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

 

Receita

200g Milho para canjica branco
400g Leite condensado
500ml Leite
4 Cravos da Índa
1 Canela em pau
200ml Leite de coco
Canela em pó para polvilhar (a gosto)

Modo de preparo
De véspera, deixe o milho de molho em água fria. No dia, leve o milho ao fogo na panela de pressão com dois litros de água fria e deixe cozinhar até o grão ficar macio. Depois de cozido, junte o leite condensado, o leite, os cravos-da-índia e a casca de canela e deixe ferver em fogo baixo por mais 10 minutos ou até encorpar. Acrescente o leite de coco, mexa bem e retire do fogo. Sirva polvilhado com canela em pó.

 

Colaboração: Comunicação Sesc

Leia mais sobre:
Anúncio