navegue nos blocos da capa

Gastronomia

nacional

Prêmio destaca qualidade da merenda escolar de Içara

04
OUT
2017
| 21h45
21h45
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

O cuidado e o investimento na qualidade da alimentação na Rede Municipal de Içara resultaram em um reconhecimento nacional para o município. O comunicado veio em agosto, mas a o certificado foi recebido em Brasília, esta semana, no Congresso Internacional de Alimentação Escolar. O determinante para a conquista do prêmio de Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi a utilização de produtos orgânicos na alimentação escolar.

De acordo com  a secretária Gerusa Bolsoni, no case de sucesso, que só foi revelado e divulgado na noite de ontem, estão os dados que colocaram Içara entre as melhores merendas do Brasil. “Em um ano, o consumo de alimentos orgânicos na merenda escolar aumentou 70%.  Nós sabemos que produzir alimentos orgânicos não é fácil, exige certificação e uma série de requisitos. Esse aumento na oferta só foi possível graças à parceria e apoio dos extencionistas e técnicos da Secretaria de Agricultura, Coopafi e Epagri que auxiliaram e incentivaram os nossos agricultores”, enalteceu.

O relato, “Agricultores orgânicos alimentam o futuro de Içara”, destaca os seis agricultores familiares içarenses que produzem mel, morangos, legumes e hortaliças. “Essa conquista beneficia diretamente os agricultores, que passam a ter um mercado garantido ao longo do ano e os alunos, por receberem alimentos nutritivos e frescos da região, além da oportunidade de conhecer a diversidade dos sabores  desses alimentos, influenciando hábitos familiares”, coloca a nutricionista Carolina Moriconi, que inscreveu Içara na premiação.

“Estamos muito felizes e orgulhosos.  Com esta iniciativa, aumentamos qualitativamente a oferta de hortifruti na alimentação escolar, priorizando os produtos orgânicos e  agroecológicos, contribuindo ainda mais para  qualidade de vida das nossas crianças”, ressaltou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Apoio a agricultura familiar

Um dos requisitos para o prêmio, era obter o percentual mínimo de 30% em compras da agricultura familiar na alimentação escolar nos exercícios de 2013 a 2015, número que o município já ultrapassou.  “Hoje a maior parte da merenda escolar superou o que é exigido em lei, que é 30%. Em Içara alcançamos mais de 80% este ano, utilizando recursos próprios, pois reconhecemos a importância de uma alimentação de qualidade para nossos estudantes”, enfatizou a secretária.

Colaboração: Tânia Giusti / Prefeitura Içara

Leia mais sobre: içara, prêmio, merenda
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
​​Audiência no Banco Mundial discute investimentos para Santa CatarinaCriciúma unida pela magia do NatalCrianças receberão bonecas de pano neste domingoPolícia Civil De Criciúma em FestaGrupo Forauto realiza campanha Natal em DobroApós inauguração, trânsito é liberado no acesso Içara - Criciúma