navegue nos blocos da capa

Gastronomia

Urussanga

10º Vindima comemora 120 anos de uva Goethe na região

Evento será realizado entre os dias 19 e 21 de janeiro

12
DEZ
2017
| 17h35
17h35
Jessica Rosso
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Eliana Maccari

Poesia em forma de uva e vinho é como definem a safra de 2018 dos vales da uva goethe. No próximo ano, a expectativa de produção será de 200 mil garrafas de vinho, 350 toneladas de uva, sendo 50 hectares de plantação conforme os dados divulgados pela Epagri. O evento lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 12, já tem data para ser realizado. Será entre os dias 19 e 21 de janeiro. 

A 10º Vindima comemora os 120 anos de uva Goethe na região ressaltou a presidente da Associação ProGoethe Giselda Trento Mazon que contextualizou a uva goethe. " É o símbolo da região, é a nossa identidade que é conhecida por todo o mundo. O nosso produto é referência, recebemos visitas de todos os lugares", contou.  Em 1887, já eram produzidos mais de 20 mil litros de vinhos na região de Urussanga e Azambuja, conforme a organização. 

O diretor de Cultura Paulo Savio afirmou que as Vindimas tem um propósito. " É a forma encontrada para confraternizar e fazer o resgate histórico. A última foi uma das mais numerosas. Essa é uma projeção de bastante peso. Além dos 120 anos que se comemora, tem também  o lado de fomentar o turismo dentro do município, trazendo visitantes para conhecerem as vinícolas", disse.

Mesmo com um ano de pouco frio no início do ano, que foi ruim para a plantação de uva, Estevan Arcari, enólogo da Epagri, explicou que desde o mês de setembro, a chuva aconteceu de forma regular, melhorando a situação. " Essa ausência de chuva prejudicou a quantidade . A planta emitiu menos uva. Vamos colher menos uva do que o ano passado, mas a expectativa é que a qualidade será muito boa. A safra está adiantada. Já temos uva no mercado há dez dias", revelou.  Já o vinho ainda terá um processo intermediário. " No final de abril, começo de maio os vinhos estarão disponiveis. A expectativa é de bons vinhos e de excelente aroma", finalizou. 

O turismo é a grande aposta da organização este ano. " Temos a consciência do que o produto representa para o município, não só cultural mas economicamente. É o município que mais cultiva a tradiçao italiana. E este ano queremos trazer mais turistas", afirmou o prefeito de Urussanga Gustavo Cancellier.

Sobre os Vales

No setor vitivinicultor de Santa Catarina, a região Vales da Uva Goethe possui a primeira e única Indicação Geográfica de Procedência (IP). Além disso, a variedade foi reconhecida pelo movimento internacional Slow Food ao ser inserida no catálogo mundial como um produto de identidade cultural e histórica a ser preservado e protegido de extinção. A região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.


Confira abaixo a programação 10º Vindima Goethe:

 

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Balneário Rincão terá primeiro berçárioRock Laguna acontece nesta sexta-feira com maratona de onze horas de músicaPolícia Civil prende autores de furtos em empresas da regiãoObra do Canal Auxiliar avança em direção à Santa BárbaraTrês pessoas ficam feridas em acidente na SC-485Acidente deixa trânsito congestionado na BR-101