InternetData CenterAssinante

10º Vindima comemora 120 anos de uva Goethe na região

Evento será realizado entre os dias 19 e 21 de janeiro
10º Vindima comemora 120 anos de uva Goethe na região
Foto: Eliana Maccari
Por Jessica Rosso Em 12/12/2017 às 17:35

Poesia em forma de uva e vinho é como definem a safra de 2018 dos vales da uva goethe. No próximo ano, a expectativa de produção será de 200 mil garrafas de vinho, 350 toneladas de uva, sendo 50 hectares de plantação conforme os dados divulgados pela Epagri. O evento lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 12, já tem data para ser realizado. Será entre os dias 19 e 21 de janeiro. 

A 10º Vindima comemora os 120 anos de uva Goethe na região ressaltou a presidente da Associação ProGoethe Giselda Trento Mazon que contextualizou a uva goethe. " É o símbolo da região, é a nossa identidade que é conhecida por todo o mundo. O nosso produto é referência, recebemos visitas de todos os lugares", contou.  Em 1887, já eram produzidos mais de 20 mil litros de vinhos na região de Urussanga e Azambuja, conforme a organização. 

O diretor de Cultura Paulo Savio afirmou que as Vindimas tem um propósito. " É a forma encontrada para confraternizar e fazer o resgate histórico. A última foi uma das mais numerosas. Essa é uma projeção de bastante peso. Além dos 120 anos que se comemora, tem também  o lado de fomentar o turismo dentro do município, trazendo visitantes para conhecerem as vinícolas", disse.

Mesmo com um ano de pouco frio no início do ano, que foi ruim para a plantação de uva, Estevan Arcari, enólogo da Epagri, explicou que desde o mês de setembro, a chuva aconteceu de forma regular, melhorando a situação. " Essa ausência de chuva prejudicou a quantidade . A planta emitiu menos uva. Vamos colher menos uva do que o ano passado, mas a expectativa é que a qualidade será muito boa. A safra está adiantada. Já temos uva no mercado há dez dias", revelou.  Já o vinho ainda terá um processo intermediário. " No final de abril, começo de maio os vinhos estarão disponiveis. A expectativa é de bons vinhos e de excelente aroma", finalizou. 

O turismo é a grande aposta da organização este ano. " Temos a consciência do que o produto representa para o município, não só cultural mas economicamente. É o município que mais cultiva a tradiçao italiana. E este ano queremos trazer mais turistas", afirmou o prefeito de Urussanga Gustavo Cancellier.

Sobre os Vales

No setor vitivinicultor de Santa Catarina, a região Vales da Uva Goethe possui a primeira e única Indicação Geográfica de Procedência (IP). Além disso, a variedade foi reconhecida pelo movimento internacional Slow Food ao ser inserida no catálogo mundial como um produto de identidade cultural e histórica a ser preservado e protegido de extinção. A região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.


Confira abaixo a programação 10º Vindima Goethe:

 

Anúncio