InternetData CenterAssinante

VÍDEO: Festa da Tainha consolida seu espaço à beira-mar

Após mais de duas décadas, evento reúne público de todo o sul do estado
VÍDEO: Festa da Tainha consolida seu espaço à beira-mar
Foto: Cyntia Amorim
Por Cyntia Amorim Em 19/07/2015 às 07:50

Cerca de 30 mil pessoas deverão passar pelo Parque Beira-Mar no Balneário Rincão neste final de semana para curtir os ingredientes culturais e culinários de mais uma da Festa da Tainha. Só na noite de sexta-feira, quase de sete mil pessoas estiveram na praça de alimentação. Ontem, 15 mil, segundo a comissão organizadora do evento.

"Desde que a festa veio para cá, a aprovação geral foi crescente", sinalizou o diretor municipal de Cultura, Reginaldo Vargas. "A Festa da Tainha começou há 21 anos, sempre organizada com muita competência pelo Lions Clube. Com a emancipação, os seus dirigentes optaram por entregar a sua realização ao município."

A participação popular no evento vem registrando incrementos ano após ano, assinala Reginaldo. "A nossa expectativa é de que ultrapasse 30 mil pessoas até o almoço deste domingo. Em 2014, aumentou em sete mil pessoas e acreditamos que neste ano o crescimento será igual. Com a aprovação do Parque Beira-Mar, a tendência é que a estrutura se amplie ainda mais."

PÚBLICO REGIONAL
Prefeitos de diversos municípios do sul do estado degustaram a variedade de pratos, entre eles Olavo Falchetti, de Tubarão. Nas mesas, entre críticas e elogios as opiniões divergiram em torno da edição de 2015. Para o aposentado Adamir Nuernberg, que morou há 38 anos no município e hoje reside em Florianópolis, a organização da festa pecou em alguns aspectos.

“Fazia cinco anos que a nossa família não comparecia e desta vez estávamos de passagem pela cidade e resolvemos matar a saudade desta festa tradicional. Mas a gente preferia quando a comida era por peso. Assim, não sobrava comida no prato. Em contraponto, a comida continua excelente. É só uma questão de organização”, ponderou.

Já a dona de casa Tayse Patrício, no evento pela primeira vez, avaliou de forma positiva o critério. “Está tudo perfeito. A comida está saborosa e o peixe muito bem preparado. Gostei de tudo”, sublinhou.

(Imagens: Cyntia Amorim e Nei Manique)