InternetData CenterAssinante

Mesa farta na Festa do Vinho

Nhoque, massas e pizzas estão entre as opções da festa, que acontece entre 6 e 10 de agosto, em Urussanga
Mesa farta na Festa do Vinho
Foto: Samira Pereira
Por Douglas Saviato Em 22/07/2014 às 20:07

Um dos pontos fortes da Festa do Vinho, sem dúvida alguma, é a gastronomia típica italiana. São pratos tradicionais, massas, pizzas, minestra, porções que enchem os olhos dos urussanguenses e dos visitantes. Para deixar tudo pronto a tempo, as entidades começaram a preparação com semanas de antecedência. Entre os voluntários está Andreia Casagrande Nowask, que além de ser a responsável pelo setor de Gastronomia da Festa, também é chef de cozinha e está produzindo as massas que serão comercializadas na sede do Lions Clube.

Na primeira etapa, conta ela, foram usadas 40 dúzias de ovos, o que rende aproximadamente 70 quilos de massa. A intenção é produzir cerca de 3 mil porções até o início da festa. Um dos diferenciais é que, para a produção do alimento, foi utilizada uma técnica trazida da Itália. “Não coloco leite, nem água, mas sim azeite de oliva. Depois de pronta, ela vai para o freezer e, um dia antes do evento, fazemos os molhos de bolonhesa, quatro queijos e presunto com ervas finas”, pontua Andreia. Da panela, o tempero segue para uma câmera fria, permanecendo feito novo até o momento de ser colocado no macarrão e servido para o visitante.

Conforme a chef, todos os voluntários que trabalham no setor de Gastronomia estão com a carteira de saúde em dia e receberam uma cartilha de manipulação de alimentos e higiene. “Estamos fazendo tudo dentro das normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores, para garantir a sanidade e a qualidade dos alimentos oferecidos ao público”, explana.

De acordo com o presidente da festa, Amarildo De Brida, as entidades estão empenhadas e darão o seu melhor para que tudo saia do jeito que está sendo planejado. “O frio tradicional do Inverno combina muito bem com uma gastronomia de qualidade e com o nosso vinho Goethe. Quem vier a Urussanga entre 6 e 10 de agosto pode esperar momentos de muita diversão e fartura”, garante De Brida.

Confira o cardápio das entidades durante a Festa do Vinho:

Coral Santa Cecília: Pizzas, minestra com acompanhamentos e porções;
Apae: Nhoque ao molho vermelho e quatro queijos;
Lions Clube: Pastin (sanduíche de polenta) e massa ao molho bolonhesa, quatro queijos e presunto com ervas finas;
Rotary: Becaria, derivados do porco;
Associação Bellunesi Nel Mondo: Sorvete italiano;
Associação das Mulheres Agricultoras: Café colonial, fatias de torta salgada, porções, cachorro quente e pastel de carne;
Adiu: Bolinho na calda de vinho, porções mistas e mini-churrasco;
Amodamas: Porções mistas e de fritas;
Associação Friulana: Sopa de capeletti e massa caseira com porpeta;
Paraíso da Criança: Porções mistas e pizzas;
Casbec: Pizzas, cachorro quente, espetinho e porções;
Clube dos Treze: Prato típico italiano, saladas e risotos.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação