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Estilo & Tendências

Palestra

Criador da SPFW dá o seu recado em Criciúma

03
AGO
2017
| 23h25
23h25
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
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Vanessa Amando / NBCom

Empresários, estilistas, estudantes e demais profissionais ligados ao setor de moda na região Sul catarinense prestigiaram, na noite desta quinta-feira uma palestra com o criador da São Paulo Fashion Week (SPFW) – o maior evento do segmento na América Latina, Paulo Borges. O encontro ocorreu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), uma realização do Sebrae em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e com apoio local do Núcleo de Moda Sul Catarinense (NMSC).

A ação faz parte da programação do projeto São Paulo Fashion Week Day (SPFWDay), o qual tem o objetivo de promover um ambiente de inspiração e troca de conhecimentos para micro e pequenas empresas locais, a partir de temas explorados na última edição da SPFW: tendências de mercado, experiências de estilistas e marcas de alto valor agregado.

Um visionário

Borges, que trabalha com moda há 35 anos e é considerado um visionário neste meio, também concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa e contou um pouco sobre a sua carreira, o que o motiva e inspira e destacou a importância da visão empreendedora para quem trabalha com moda. “Nossa relação com o Sebrae parte desse modelo do empreendedorismo. Você cria uma cadeia de sustentabilidade na moda, com várias células, e depois esse processo permanece porque é bem desenvolvido. É assim que uma região inteira pode se fortalecer em torno de um mesmo mercado”, destacou.

De acordo com o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, a parceria com o IN-MOD é muito importante porque mostra a força da região. “Temos outros pólos de moda em Santa Catarina, mas o Instituto priorizou o Sul na hora de vir ao estado. Isso porque Criciúma e região têm um bom histórico na confecção de roupas, mas, nos últimos anos, os profissionais passaram do conceito de fazer roupa para o conceito de produzir moda, o que fez a diferença e nos garantiu maior visibilidade neste mercado”, pontuou Gelosa.

Exemplos de diferenciais

O palestrante ainda deu detalhes sobre a sua forma de trabalhar e o que ele acredita que tenham sido os diferenciais que o colocaram no papel de destaque que desempenha hoje. “Quando todos pensavam em grandes desfiles com festas e mega eventos, pensávamos em algo a mais, queríamos conteúdo. Assim nasceu o SPFW. Foi questão de enxergar diferente. Para mim, a moda é algo que precisa emocionar, gosto de pensar a moda como uma conexão de emoções, e é isso que atrai e também emociona as pessoas”, afirmou Borges.

O presidente do NMSC, Eduardo Rizzotto, lembrou que a moda mudou muito nos últimos anos e que a SPFW foi uma das responsáveis por esta evolução. “Antes, as semanas de moda eram para estilistas e jornalistas; hoje, são feitas para todo público, e todo tipo de pessoa deseja conhecer esse mundo. A vinda de profissionais renomados da SPFW para a nossa região, como o Paulo Borges, mostra que aqui tem potencial, comprova a nossa capacidade de criação, mas também é uma ótima oportunidade para os profissionais adquirirem conhecimento e se atualizarem”, ressaltou Rizzotto.

Programação continua

A SPFWDay segue nesta sexta-feira, dia 4, com workshops voltados ao tema “Jovens e Cultura”. A partir das 15 horas, também na Acic, Mariana Santiloni, da multinacional global de tendências WGSN, abordará um novo olhar estratégico sobre a comunicação das marcas com os mais distintos consumidores. Na sequência, Raphael Varandas, da Cotton Project, que estreou na SPFW 2016, irá apresentar o case da marca, ligada ao skate e ao surf, que hoje se apresenta como um projeto consolidado, de ampla conexão digital.

O segundo e último dia do evento na cidade terá encerramento, às 17 horas, com uma mesa redonda para reflexão dos temas apresentados, além de discussão sobre o mercado de moda e o contexto local. A atividade será conduzida pelo diretor de conteúdo da FFW, Augusto Mariotti. Todas as atividades são abertas ao público em geral, mediante inscrição prévia. Confira clicando aqui. Outras informações podem ser obtidas no Sebrae Criciúma, pelo telefone: 3403-2200.

(Texto: Vanessa Amando / NBCom)

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