InternetData CenterAssinante

Hercílio Luz reclama de falta de igualdade no tratamento da FCF com os clubes do Catarinense

Carta de protesto foi encaminhada para a federação e ainda critica decisões de arbitragem
Hercílio Luz reclama de falta de igualdade no tratamento da FCF com os clubes do Catarinense
Foto: Divulgação/Hercílio Luz F.C.
Por Lucas Renan Domingos Em 13/04/2021 às 18:33

O Hercílio Luz tornou pública na tarde desta terça-feira, dia 13, uma carta de protesto encaminhada para a Federação Catarinense de Futebol. No documento, o clube reclama de desigualdade no tratamento da FCF com os clubes e nos critérios de decisões da arbitragem do Campeonato Catarinense.

O Leão do Sul está na briga para fugir do rebaixamento no estadual. A equipe está na décima posição na tabela da Série A, com nove pontos, dois à frente do Criciúma, o primeiro na zona de degola. Entre as reclamações, o Hercílio Luz ressaltada a negativa da FCF em alterar a data do jogo entre o time tubaronense e o Metropolitano, ainda pela sexta rodada do Catarinense.

O jogo foi transferido do dia 28 de março para o dia 27 do mesmo mês pela federação. Só que, três dias antes, no dia 24 de março, o Leão do Sul teria jogo contra a Chapecoense e precisaria viajar mais de mil quilômetros para retornar ao Sul do Estado e enfrentar o Metrô. Com isso, a diretoria do Hercílio Luz solicitou adiamento da partida diante do Metropolitano e teve o pedido negado.

Ainda na carta, a equipe de Tubarão lembrou que no dia 7 de abril a FCF aceitou pedido do Criciúma de adiar o jogo contra o Metropolitano, ocorrido na última segunda-feira, dia 12. O jogo, inicialmente, estava agendado para o domingo, dia 11, mas o Tigre pediu transferência, já que havia jogado na quinta-feira, dia 8, pela segunda fase da Copa do Brasil. A solicitação do Criciúma foi aceita pela federação.

“Onde está a isonomia no tratamento entre os clubes vinculados à Federação Catarinense De Futebol? O Hercílio Luz Futebol Clube, entende que não deva aceitar passivamente essa diferenciação de tratamento fora dos gramados e ocorrência de erros claros e prejudiciais ao clube que causem dano em sua participação na competição”, destaca o documento enviado para a FCF.

O texto encaminhado para a Federação Catarinense de Futebol também reclama de lances de arbitragem, que, para o Hercílio Luz, teria prejudicado o desempenho da equipe no campeonato. Um vídeo mostrando as decisões dos árbitros também foi anexado à carta. “[O Hercílio Luz] Solicita que sejam tomadas as devidas providências para evitar que novos erros de arbitragem venham a prejudicá-lo nas partidas derradeiras do Campeonato Catarinense De Futebol – Série A”, completa o documento. Veja abaixo a carta completa e o vídeo encaminhado para a FCF.

HERCÍLIO LUZ ENCAMINHA DOCUMENTO DE PROTESTO PARA A FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL

O Hercílio Luz Futebol Clube torna público que encaminhou à Federação Catarinense de Futebol nesta segunda-feira, 12, um documento em protesto a isonomia no tratamento entre clubes e critérios em decisões de arbitragem. O clube entende, que, foi diretamente prejudicado quando: 

1) a FCF alterou, sem demais explicações, o jogo contra a equipe do Metropolitano, a ser disputada na cidade de Tubarão, de 28/03 para 27/03. No entanto, dia 24/03 o Hercílio Luz disputaria partida contra Chapecoense, percorrendo pelo menos 1090km. 

Dentro desses aspectos, a diretoria do clube encaminhou no dia 22/03 um pedido de adiamento do jogo contra o Clube Atlético Metropolitano, em virtude de menos de 72 horas antes da partida ter um jogo contra a Associação Chapecoense De Futebol. O pedido foi negado pela Federação, por motivos de “adequação da grade de programação”. 

2) No dia 07/04/2021, foi publicada a alteração da partida entre Criciúma Esporte Clube e Clube Atlético Metropolitano, do dia 11/04/2021 para o dia 12/04/2021. Tal solicitação se deu por conta do clube mandante, totalmente no seu direito de fazer o pedido em questão, visto que teria um jogo na data de 08/04/2012 em casa pela Copa do Brasil. O pedido foi acatado pela Federação, alterando a grade televisiva (motivo pelo não acatamento do pedido do HERCÍLIO LUZ FUTEBOL CLUBE) e obedecendo o período de descanso estipulado.

3) Deve-se falar, ainda, da diferença de critério em lances quase idênticos, como expulsões e pênaltis não marcados, conforme é demonstrado em vídeo publicado nas mídias do clube. 

Por todo o exposto, é cabível apenas uma pergunta: onde está a isonomia no tratamento entre os clubes vinculados à Federação Catarinense De Futebol?

O Hercílio Luz Futebol Clube, entende que não deva aceitar passivamente essa diferenciação de tratamento fora dos gramados e ocorrência de erros claros e prejudiciais ao clube que causem dano em sua participação na competição. Solicita que sejam tomadas as devidas providências para evitar que novos erros de arbitragem venham a prejudicá-lo nas partidas derradeiras do Campeonato Catarinense De Futebol – Série A.