InternetData CenterAssinante

Fora do G4, Criciúma recebe o São José precisando da vitória para voltar à zona de classificação

Catarinenses e gaúchos se encontram nesta segunda-feira, no Heriberto Hülse
Fora do G4, Criciúma recebe o São José precisando da vitória para voltar à zona de classificação
Foto: Celso da Luz/Arquivo/Criciúma E.C
Por Rafaela Custódio Em 09/08/2021 às 09:43

O Criciúma recebe o São José nesta segunda-feira, dia 9, no estádio Heriberto Hülse, encontrando-se em uma situação inédita na atual edição da Série C do Campeonato Brasileiro. Com a vitória do Botafogo (SP) sobre o Paraná, o Tigre está fora do G4 do Grupo B pela primeira vez na temporada. Na partida marcada para às 20 horas, válida pela 11ª rodada, o time dirigido por Paulo Baier precisa dos três pontos sobre a equipe gaúcha para voltar à zona de classificação.

Atualmente, o Tigre ocupa a 5ª colocação, com 17 pontos. O Botafogo, 4º colocado, tem dois pontos de vantagem. Na rodada passada, o Criciúma foi batido pelo Ituano, em Itu, por 3 a 0. O São José, em contrapartida, derrotou o Botafogo, em Porto Alegre, por 4 a 2 e deixou a zona de rebaixamento: é o 8º, com 11 pontos.

Frente a frente, estarão duas equipes com campanhas opostas quando são mandantes e visitantes. O Criciúma é um anfitrião inapelável e venceu todos os cinco jogos que fez em casa, tendo sofrido apenas um gol. Já o São José, quando saiu de Porto Alegre, foi presa fácil de seus adversários, tendo perdido todas as cinco partidas que disputou, marcando dois gols.

Confira abaixo as atrações dos dois times:

Criciúma

Seguindo o que está sendo rotina nas últimas rodadas, Paulo Baier será forçado a mexer na formação inicial. Começando pela meta. Gustavo foi expulso nos acréscimos da partida contra o Ituano e está suspenso. Roberto Volpato, aos 42 anos, terá a chance de assumir a titularidade e reestrear pelo clube formador depois de 16 temporadas. Outra troca será na lateral esquerda. Por acúmulo de cartões amarelos, Hélder está suspenso e Pedro Rosa desponta como provável substituto.

Roberto vive a expectativa de voltar a entrar em campo pelo Criciúma depois de 16 anos

Fora do G-4, Paulo Baier quer intensidade contra o São José para retornar à zona de classificação

Na contramão, Baier conta com os retornos do zagueiro Rodrigo e do volante Dudu Vieira. Suspensos, eles não jogaram em Itu e voltam à formação inicial nas vagas de Genilson - que se contundiu e fica 15 dias fora - e Jessé. Alemão, Dudu Figueiredo, Hygor e Marcão, poupados contra o time paulista, também podem aparecer na escalação mais uma vez.

“Temos que fazer a nossa parte. Voltar a jogar como jogamos contra o Figueirense, na primeira partida contra o Fluminense. Este é o caminho para a retomada”, afirmou Baier.

Provável formação: Roberto Volpato; Alemão, Rodrigo, Marcel Scalese e Pedro Rosa; Arilson, Dudu Vieira e Dudu Figueiredo; Hygor, Marcão e Silvinho

São José

Após um início muito ruim de Série C, o São José embalou nas últimas cinco rodadas, período onde somou nove de 15 pontos disputados - o Criciúma, por exemplo, conquistou seis -, e deixou a zona de rebaixamento. O Zequinha está em 8º, com 11 pontos. Entretanto, fora de casa, o cenário é outro e o time gaúcho perdeu os cinco jogos que fez fora de Porto Alegre, tendo a pior campanha de toda a Série C.

“Nosso trabalho tem sido feito para que a equipe tenha a mesma postura dentro e fora de casa. Sempre buscando o ataque e valorizando a posse de bola. E temos como aliada a confiança, que voltou com a vitória e sempre nos facilita para buscarmos o resultado, mesmo tendo a consciência de que vamos enfrentar um adversário muito forte na casa deles”, afirmou o técnico Pingo.

Provável formação: Fábio; Daniel, Jadson, Bruno e Marcelo; Pablo, Everton Bala, Crystopher e Gabriel Lima; Mazola e Claudio Maradona

Retrospecto

A vantagem no confronto direto é do time gaúcho, que venceu quatro dos sete jogos realizados. O Criciúma venceu apenas duas vezes e empatou uma partida. No Heriberto Hülse, tudo igual: quatro jogos e duas vitórias para cada lado. O último encontro foi pela Série C do ano passado, em novembro, com vitória gaúcha por 2 a 0.

Arbitragem

O trio de arbitragem vem do Pará: Djonaltan Costa de Araujo apita com o auxílio de Helcio Araujo Neves e Jhonathan Leone Lopes. O árbitro tem 31 anos e já apitou dois jogos na atual edição da Série C.

Transmissão

O Portal Engeplus transmite Criciúma e São José, a partir das 19 horas, na cobertura da equipe Tabelando. Você acompanha em nosso site e também pelas redes sociais.