InternetData CenterAssinante

Criciúma perde para o Avaí e é rebaixado no Campeonato Catarinense pela primeira vez em sua história

Tigre não fez por merecer a vitória contra o Leão da Ilha e vai disputar a Série B em 2022
Criciúma perde para o Avaí e é rebaixado no Campeonato Catarinense pela primeira vez em sua história
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.
Por Lucas Renan Domingos Em 21/04/2021 às 23:34

O Criciúma foi rebaixado para a Série B do Campeonato Catarinense pela primeira vez na sua história. Para fugir do rebaixamento, o Tigre precisava vencer o Avaí e contar com resultados paralelos na rodada. Só que o tricolor carvoeiro nem precisou se preocupar com os outros adversários, já que não fez o dever de casa. Jogando no estádio Heriberto Hülse, os criciumenses foram derrotados pelo placar de 1 a 0 e vão jogar a segunda divisão estadual em 2022.

Precisando vencer, o Criciúma fez um jogo ruim no primeiro tempo, com pouca qualidade no ataque. Não conseguiu chegar com perigo ao gol do Avaí, enquanto o Leão da Iha quase marcou duas vezes. A essa altura, o Tigre estava rebaixado, já que os demais placares da rodada não faziam diferença se o Criciúma não vencesse em casa. Na segunda etapa, o Hercílio Luz seguia empatando com o Joinville e dando condições para o Tigre não cair. Só que Claudinho fez pênalti em Gabriel e Diego Renan marcou para o Avaí, determinando o resultado do jogo e o rebaixamento dos carvoeiros. O Hercílio virou e escapou.

Rodada começou favorável ao Criciúma

Dentro de campo, o Criciúma se concentrava no Avaí no Majestoso, mas ficava de olho nos resultados paralelos, esperando por tropeços de Concórdia, Hercílio Luz ou Figueirense. Quando o cronômetro marcava seis minutos em Criciúma, a primeira boa notícia veio de Tubarão. Thiago Santos abriu o placar para o Joinville contra o Hercílio, no Aníbal Costa.

A situação ficou melhor ainda para o Tigre dois minutos depois. Diego Mathias fez o segundo do JEC. A esta altura, Criciúma e Hercílio estavam empatados em número de pontos, mas os tubaronenses ficavam fora do Z-2 por ter mais vitórias.

No Heriberto Hülse também tinha jogo e era movimentado. Primeiro, aos 13 minutos, Vinícius Leite recebeu na entrada da área, limpou e arriscou. O chute forte subiu demais e foi por cima da meta de Alisson. Dudu tentou responder para o Tigre. De falta, ele finalizou rasteiro, mas o chute parou nas mãos de Gledson.

Hercílio empata com o JEC o e Avaí pressiona o Tigre

O Hercílio conseguiu diminuir contra o Joinville. Renato fez para os donos da casa. O Tigre tentava chegar com 19 minutos. Claudinho cruzou pela direita, a bola sobrou para Mateus Anderson dentro da área, que tocou por baixo na pequena área e Alemão fez o corte na hora certa.

Na rodada, os resultados iam dando certo para o Criciúma. Em Jaraguá do Sul, no estádio João Marcatto, Matheus Claudino fez o primeiro gol do Juventus contra o Concórdia. O Tigre apareceu com Claudinho aos 25 minutos. Ele tabelou com Dudu, invadiu a área e finalizou por cima do gol de Gledson.

Em Jaraguá do Sul, o Concórdia empatou com Alan Grafite, gol que não ajudava o Criciúma. O Avaí assustou aos 34 minutos, em chute de fora da área que desviou na zaga do Tigre e saiu em escanteio, quase pegando Alisson desprevenido. O Leão crescia no jogo. Marcos Serrato cruzou na cabeça de Rafael Pereira aos 39 minutos e o zagueiro da equipe Azurra testou bonito, sem sair do chão. A bola passou muito próximo do gol de Alisson que tirou a bola em um golpe de vista.

Nervoso, o Tigre quase se atrapalhou. Aos 40 minutos, Alisson saiu errado e Alemão recuou de cabeça. Por pouco o zagueiro do Criciúma quase fez o gol contra. O tricolor falhava, mais uma vez, no ataque. Aos 41 minutos Uilliam Barros finalizou, mas sem forças. O Avaí, quase fez. Renato invadiu a área sozinho, abriu e chutou. Philipe Maia desviou e a bola saiu em linha de fundo, o último lance de perigo na primeira etapa. O Hercílio Luz ainda empatou antes do intervalo, Luizão mandou para o gol fazendo o segundo contra o JEC que tinha um a menos. Luizão foi comemorar, tirou a camisa e também recebeu o vermelho.

Avaí faz de pênalti e determina rebaixamento

No início do segundo tempo, o Criciúma, mais uma vez, precisava apenas dele para fugir do rebaixamento. Thiago Santos fez mais um e marcou o terceiro para o Joinville em cima do Hercílio Luz. Para o Tigre faltava capricho na finalização. Aos sete da segunda etapa, Dudu tentou arriscar de fora da área e pegou fraco. Gledson só acompanhou a bola saindo em tiro de meta.

O Avaí se aproveitou de falha da zaga do Criciúma. Philipe Maia errou o passe na saída de bola e tocou para Renato que tocou para Jonathan, que finalizou mal, para fora. O Tigre cresceu no jogo e quase fez. Gabriel Silva cruzou na área na direção de Uilliam Barros, mas o centroavante não alcançou. O tricolor pressionava o Leão. Gabriel Silva recebe ótimo lançamento de Dudu Figueiredo e tentou dar um toque para driblar Gledson. O goleiro do Avaí usou o pé direito para impedir o que seria o gol criciumense.

O Tigre não fez, mas o Hercílio buscou o empate em Tubarão. Levi marcou o 3 a 3 contra o JEC, resultado que ainda classificava o Criciúma caso vencesse o Avaí. E o Leão da Ilha não quis fazer gol no Criciúma. Alemão falhou feio na grande área, a bola sobrou para Gabriel e o lateral do Avaí sozinho, mandou para fora. Só que no lance seguinte não deu para o Tigre. Claudinho fez pênalti em Gabriel, Diego Renan foi para a cobrança mandou para a rede, para o desespero do Criciúma, que precisava fazer dois. Só que não deu.

Atrás do placar, o tricolor carvoeiro se jogava para o ataque no desespero, só que continuava errando, e muito no ataque. Marcus Índio apareceu duas vezes  na frente de Gledson e tentou tirar do goleiro, só que parou em duas grandes defesas do defensor Azurra. Para completar, o Hercílio Luz virou em cima do JEC e garantiu a permanência na Série A. O Criciúma vai para a Série B estadual.

Confira a ficha técnica Criciúma 0 x 1 Avaí

Competição: Campeonato Catarinense, 11ª rodada.

Data: quarta-feira, dia 21 de abril.

Local: estádio Heriberto Hülse, Criciúma (SC)

Horário: 21h30.

Arbitragem: Rafael Traci apita a partida e terá Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes como assistentes.

Cartão amarelo: Claudinho, Eduardo (CRI); João Lucas (AVA)

Cartão vermelho: Não teve

Gols: Diego Renan (34' 2ºT)

Criciúma: Alisson; Claudinho (Marcus Índio), Alemão, Philipe Maia e Hélder; Adenílson (Moacir), Eduardo e Dudu Figueiredo (Rullian); Gabriel Silva (Pedrinho), Mateus Anderson (João Carlos) e Uilliam Barros.

Técnico: Wilson Vaterkemper

Avaí: Gledson; Diego Renan, Alemão, Rafael Pereira e João Lucas; Jean Martin (Gustavo), Wesley Soares e Valdívia (Lourenço); Renato (Gabriel), Vinícius Leite (Marcos Serrato) e Jonathan (Adiel).

Técnico: Claudinei Oliveira