InternetData CenterAssinante

Arrancada com o pé direito: Tigre bate o Ituano e estreia com vitória na Série C

Na estreia do técnico Paulo Baier, o tricolor venceu por 1 a 0, gol de Dudu Figueiredo
Arrancada com o pé direito: Tigre bate o Ituano e estreia com vitória na Série C
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC
Por Rafaela Custódio Em 29/05/2021 às 19:06

A caminhada do Criciúma na Série C do Campeonato Brasileiro começou da melhor maneira possível. Um chute desviado de Dudu Figueiredo, aos 27 minutos do segundo tempo, acabou nas redes do Ituano e isso foi suficiente para dar ao Tigre a vitória por 1 a 0 na partida deste sábado, dia 29, no Estádio Heriberto Hülse. Foi o primeiro triunfo do carvoeiro sob o comando de Paulo Baier, que também estava debutando na frente do time.

Após a arrancada com vitória, o Tigre passa a focar as atenções na Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, dia 2 de junho, o tricolor viaja a Belo Horizonte para enfrentar o América Mineiro, na ida da 3ª fase da competição nacional. Pela Série C, o próximo compromisso será no dia 6, diante do São José, em Porto Alegre.

O jogo

Começo sem emoções

Os primeiros 15 minutos foram de poucas emoções e muito marasmo no Majestoso. O Tigre teve mais a bola, mas não conseguiu furar a marcação do Ituano, que apertou no meio-campo e reduziu os espaços do time da casa. Faltoso e lento, o jogo não agradou a quem assistia.

Aos 20, o Criciúma conseguiu criar espaço e finalizar pela primeira vez. Arilson clareou o jogo para Claudinho na direita. O lateral do Tigre cruzou na cabeça de Luiz Paulo, que finalizou por cima da meta de Pegorari. No lance seguinte, o Ituano tentou a resposta com Victor Rangel. Só que a finalização do camisa 9 do time visitante foi bloqueada por Marcel Scalese.

A nova chance de gol aconteceu apenas no minuto 26. Igor Henrique recebeu pela direita, próximo a área, e chutou cruzado. Sem força e sem direção, o chute do camisa 10 do Ituano saiu pela linha de fundo.

Aos 28, o time visitante fez a primeira alteração. Contundido, Pacheco deixou o gramado e Kaio entrou em seu lugar.

Times tentam de longe

Sem espaços, Ituano e Criciúma decidiram se aproveitar do artifício do chute de longa distância. Os paulistas tentaram assim aos 34. Léo Duarte arrancou pela intermediária e finalizou por cima da meta de Gustavo. No minuto seguinte, mas no lado contrário, foi a vez de Fellipe Mateus tentar colocar o Tigre em vantagem com um arremate de fora da área, mas longe do gol.

Aos 39, a zaga do Ituano quase entregou um gol para o Criciúma. PH subiu pela direita e cruzou a meia altura. A bola passou por Luiz Paulo e o defensor Pacheco se atrapalhou na hora do corte. O chute que o defensor deu subiu demais e parou nas mãos de Pegorari.

Os cinco minutos finais mantiveram a toada dos outros 40: muita marcação, pouca inspiração e nada de gols antes de os dois times voltarem aos vestiários.

Novo tempo, mesma cara

Na volta para a etapa final, nenhum dos dois técnicos mexeu nas formações iniciais. Isso não significa que a cara do jogo não tenha sido alterada. Após 45 minutos focados na defesa, Ituano se soltou mais e começou o segundo tempo tendo a bola por um período maior. A primeira chance, porém, foi do Criciúma. Aos 3, Dudu chutou da entrada da área e Pegorari encaixou a bola.

Os minutos seguintes foram de muitos erros dos dois lados. Os times até tentaram atacar, mas falharam nos passes e lançamentos. Por consequência, nem Gustavo, nem Pegorari tiveram trabalho.

Aos 17, o Criciúma pediu pênalti.  Após cobrança de falta ensaiada, PH recebeu na direita e cruzou rasteiro. A bola bateu em Fernandinho e os jogadores pediram toque de mão, o que não foi acatado pelo árbitro Rodrigo José Pereira de Lima.

Aos 20 minutos, veio a primeira alteração de Paulo Baier, que trocou um estreante por outro: Gabriel Henrique entrou no lugar de PH. Em seguida, aos 22, Bergantin mexeu duas vezes: Igor Henrique deu lugar a Aluísio e Fernandinho foi substituído por Kadu.

Tigre cresce e abre o placar

A grande chance do Criciúma veio dos pés de Fellipe Mateus, aos 24. O camisa 11 do Tigre recebeu na entrada da área e chutou forte de pé direito, a bola passou à esquerda da meta de Pegorari.

Aos 27, enfim a rede balançou. Após intensa disputa na lateral, a bola sobrou para Dudu Figueiredo, na altura do bico da área. O camisa 10 do Tigre decidiu arriscar. A pelota desviou no meio do caminho, saiu do caminho de Pegorari e parou no fundo do gol. Foi o primeiro tento dele na volta ao Criciúma, que é um dos remanescentes da campanha no Estadual.

Autor do gol inicial, Dudu perdeu uma chance incrível aos 29. Ele recuperou bola na intermediária, avançou em velocidade e, cara a cara com Pegorari, finalizou firme para a defesa do goleiro.

Criciúma esfria o jogo

Atrás no marcador, Bergantin gastou as últimas duas mexidas aos 34: Luizinho e Zé Vitor entraram nas vagas de Branquinho e Victor Rangel. Dois minutos depois, mais duas alterações no Tigre: Jessé e Uilliam Barros entraram nas vagas de Arilson e Luiz Paulo.

Apesar das alterações, o ritmo do jogo esfriou. O Criciúma controlou a vantagem e o Ituano não conseguiu ameaçar a meta de Gustavo. Nos acréscimos, Baier fez mais duas alterações. Warley e João Carlos entraram nas vagas de Dudu Figueiredo e Fellipe Mateus.

Aos 47, o Ituano perdeu Bruno Lima. Após cometer falta na intermediária ofensiva do Criciúma, ele recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Esse foi o ato final da partida, que acabou com vitória carvoeira pela contagem mínima, na abertura do Grupo B da Série C.

Ficha técnica para Criciúma 1x0 Ituano

Competição: Campeonato Brasileiro - Série C | 1ª rodada

Data: Sábado, dia 29 de maio

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

Horário: 17 horas.

Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima, com o auxílio de Ricardo Bezerra Chianca e Karla Renata Cavalcanti de Santana, todos de Pernambuco

Cartões amarelos: Vinícius Bergantin, Kaio, Bruno Lima (ITU)

Cartão vermelho: Bruno Lima (ITU)

Gol: 1 a 0, Dudu Figueiredo, aos 27’/2º (CRI);

Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Marcel Scalese e Helder; Dudu Vieira, Arilson (Jessé); PH (Gabriel Henrique), Dudu Figueiredo (Warley) e Fellipe Mateus (João Carlos); Luiz Paulo (Uilliam Barros)

Técnico: Paulo Baier

Ituano: Pegorari; Pacheco (Kaio), Mateus, Matheus Mancini e Mário Sérgio; Bruno Lima, Léo Duarte; Branquinho (Luizinho), Igor Henrique (Aluísio) e Fernandinho (Kadu); Victor Rangel (Zé Vitor)

Técnico: Vinicius Bergantin