InternetData CenterAssinante

Skatepark: Criciúma tem um novo endereço para os esportes radicais

Espaço de 1.728,32 m² já está disponível ao público
Skatepark: Criciúma tem um novo endereço para os esportes radicais
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 16/10/2020 às 08:51

Um sonho realizado. Esse é o sentimento de muitas pessoas com a abertura do skatepark no Parque Altair Guidi, em Criciúma. A estrutura conta com 1.728,32 m² e teve um investimento de R$ 1.489.511,17. O recurso viabilizado para executar as obras foi garantido pelo deputado federal Daniel Freitas junto ao Governo Federal.

A empresa responsável pela construção da estrutura foi a SBM Construções, de Eldorado do Sul (RS). A pista tem capacidade para receber eventos internacionais organizados pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Os trabalhos iniciaram no início deste ano e a previsão era de dez meses de obras. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a estrutura foi entregue à população nessa semana.

Sonho antigo 

O deputado federal Daniel Freitas comenta que desde 2012, quando era vereador de Criciúma, estava buscando a construção da pista de skate. “Fiquei emocionado ao chegar na pista de skate.  É um desejo antigo de toda a cidade. Criciúma sempre teve DNA para o skate, mas nunca teve um equipamento perfeito para desenvolver o esporte que agora é olímpico. Na condição de deputado federal, foi o meu primeiro ato, pois era uma luta antiga desde de quando eu era vereador”, conta o parlamentar.  

Freitas ressalta que a pista é totalmente humanizada e famílias poderão utilizar o espaço. “Um ambiente completamente harmonizado e todo mundo junto, pensando na saúde e no esporte”, afirma. “Essa é a pista mais atualizada do país. No Brasil, não temos algo como Criciúma tem hoje. Aqui nasceu a pista perfeita para treinar a modalidade de skate”, acrescenta.

Campeonatos acontecerão no Parque Altair Guidi 

O deputado federal garantiu que, em janeiro de 2021, a estrutura receberá uma etapa do Campeonato Nacional de Skate. “Criciúma estará recebendo campeões nacionais e internacionais e, com certeza, teremos algum criciumense brigando pela ponta”, projeta. 

Além de skate, a pista pode receber atletas de roller e patins. “Foi uma parceria que deu certo. Os recursos vieram a tempo e tivemos bons parceiros na execução do projeto e obra.  A empresa contratada entregou dentro do prazo e que as pessoas façam bom uso desta estrutura”, destaca a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski

Aulas gratuitas de skate 

Os skatistas de Criciúma utilizavam diversos espaços da cidade para praticar o esporte. Entre os locais, estão a quadra que fica ao lado do Teatro Municipal. Mas com a nova pista, tudo vai mudar. Além disso, a escolinha de skate também voltará, porém apenas em 2021. “Temos um espaço kids justamente para ensinarmos os pequenos. As aulas serão realizadas três vezes por semana, nas terças, quintas e sábados. Teremos um professor para as crianças e tudo será de forma gratuita, tanto as aulas como os materiais esportivos. Temos uma pista adequada e talentos não faltam na nossa região”, frisa o presidente da Associação Criciumense de Skate (Acsk8), Samuel Alexandre, o Muca. 

Antiga pista 

Assim como adiantado pela reportagem do Portal Engeplus, a antiga pista de skate será transformada em um estacionamento. A Prefeitura de Criciúma já demoliu a estrutura antiga e aterrou o local. Confira as fotos do Skatepark: