InternetData CenterAssinante

Presidente da CBF garante início da Série C em 8 de agosto

Já a primeira divisão está prevista para iniciar um dia depois, em 9 de agosto
Presidente da CBF garante início da Série C em 8 de agosto
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Por Thiago Hockmüller Em 05/07/2020 às 20:16

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, confirmou o início do Campeonato Brasileiro da Série C, competição com participação do Criciúma, para o dia 8 de agosto, mesma data prevista para a Série B. Já a primeira divisão está prevista para iniciar um dia depois, em 9 de agosto. A previsão foi feita por ele em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo Caboclo, a Copa do Brasil será retomada no dia 26 de agosto. "Na Série A, houve um voto dissidente sobre o mando, mas nenhuma dúvida se a competição vai começar ou não dia 9 de agosto. Brasileirão é algo definido e determinado. A Série B inicia no dia 8, na véspera. Definimos com a Série C que ela recomeçará na mesma data da B. A Copa do Brasil volta em 26 de agosto", explicou.

As datas citadas pelo mandatário da CBF valem mesmo que os times não obtenham permissão dos municípios para mandarem os jogos. Isto pode acontecer em praças com regras mais rígidas de prevenção e combate ao novo coronavírus. 

“Vai invadir janeiro, fevereiro, pode chegar a meados do mês. Mas temos algumas premissas que vão além. Muita gente não leva em consideração. Nosso horizonte é a Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em novembro. Obriga o nosso calendário a terminar pelo menos um mês antes, em outubro de 2022. Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de fevereiro, iniciar os estaduais na última semana do mesmo mês, o Brasileiro no final de maio de 2021”, disse ao O Globo.

Com o calendário normalmente espremido, a tendência é que os clubes sofram ainda mais em função da paralisação. E isto provocará a suspensão das pausas de competições durante datas Fifa (Federação Internacional de Futebol). "Infelizmente, é impossível. Lamento profundamente, mas nem considero como uma questão não cumprida. Diante do que aconteceu, essa questão não é nem cogitável mais. Se fossemos preservar a seleção, não entregaríamos as competições. Todos vão compreender que é impossível”, afirma.

Já a Série D não possui uma data prevista em função da quantidade de participantes. São 68 distribuídos em 61 cidades.