InternetData CenterAssinante

Má fase escancarada: Tigre é goleado por 4 a 1 pelo Santo André na Copa do Brasil e está eliminado

Com atuação ruim e sem forças, Criciúma foi presa fácil para o time paulista
Má fase escancarada: Tigre é goleado por 4 a 1 pelo Santo André na Copa do Brasil e está eliminado
Foto: Denis Maciel/DGABC
Por Lucas Renan Domingos Em 05/02/2020 às 18:19

Em sua estréia na Copa do Brasil, o Criciúma escancarou o início de temporada ruim. Já apresentando dificuldades no Campeonato Catarinense, o Tigre foi presa fácil para o Santo André, na tarde desta quarta-feira, dia 5, em jogo válido pela primeira fase da competição nacional. Com uma atuação ruim diante do Ramalhão, em São Paulo, o Tricolor Carvoeiro foi goleado pelo placar de 4 a 1. 

A estratégia que o Criciúma levou para enfrentar o Santo André não funcionou e a equipe de Roberto Cavalo sofreu. O Tigre tinha a vantagem do empate para avançar na competição. Logo aos três minutos da primeira etapa, o Criciúma viu o Ramalhão abrir o placar e ampliar ainda na primeira etapa. No segundo tempo, a equipe paulista fez mais dois gols e fechou o placar. Tigre eliminado e em situação complicada. 

Aos três minutos, acabou a vantagem do Tigre

O Criciúma iniciou o jogo com uma formação defensiva. O Tigre tinha a vantagem do empate para avançar para a segunda fase, mas a estratégia de Roberto Cavalo caiu cedo, ao ver o Santo André abrir o placar. Logo aos três minutos, Ricardo Luz recebeu na ponta direita do ataque e cruzou na área. Douglas Baggio apareceu na frente de Paulo Gianezini e empurrou a bola para a rede. Saiu na frente a equipe paulista, 1 a 0.

O Santo André tinha as melhores oportundiades pelo lado direito do ataque. Aos 11 minutos, mais uma vez Ricardo Luz cruzou na área e encontrou Douglas Baggio, que finalizou, mas chutou em cima da marcação do Tigre. A bola desviou e foi para escanteio. 

Gols irregulares

Aos 12 minutos, o time paulista balançou a rede mais uma vez. Luizão apareceu na área depois de cobrança de escanteio e rolou para o lateral Marlon, ex-Criciúma, que finalizou na mão do companheiro. A bola retornou para o lateral, que mandou para o gol, mas o árbitro viu a irregularidade no lance e marcou a falta. 

O Criciúma tentou responder. E fez o gol, porém também irregular. Carlos César levantou a bola na área depois de cobrança de falta pelo lado esquerdo. O zagueiro Rodrigo Milanez testou para a rede. Só que o arbitragem já havia sinalizado o impedimento do defensor do Tigre. 

O jogo era movimentado. Aos 15 minutos, mais uma oportundiade do Ramalhão. Dudu Vieira arrancou pelo meio e rolou para Vitinho, que driblou o goleiro Paulo Gianezini, mas perdeu o ângulo. O camisa 10 do Santo André faz o cruzamento, mas a zaga do Tigre afastou. No minuto seguinte, o time paulista chegou de novo com perigo. De fora da área, de pé esquerdo, Marlon soltou o pé. A bola passou muito próxima do travessão defendido por Paulo Gianezini e foi para fora. 

Amplia o marcador o Santo André

Era 25 minutos do primeiro tempo e, a frente do placar, o Santo André dava mais espaço para o Criciúma jogar. A equipe do Tigre tinha a posse de bola, mas com dificuldades de passar pela marcação do Ramalhão. Enquanto isso, o Santo André se aproveitava das falhas do Tricolor Carvoeiro, principalmente pelo lado esquerdo da defesa. 

E foi assim que o time paulista ampliou o placar. Guilherme Garré avançou pela lado diretido do ataque e cruzou na área. De carrinho, Ronaldo se atirou na bola e desviou para o gol. Santo André 2 a 0. 

Ainda antes do intervalo, o técnico Roberto Cavalo tentou mudar a formação. Ele tirou Bruno Oliveira e colocou Jajá em campo. Mesmo assim, o Tigre não conseguiu descontar, apresentando dificuldades para furar a forte marcação do Santo André. O jeito foi arriscar de fora. Foguinho, aos 46 minutos, mantou um chute forte de fora da área. A bola foi no centro do Gol e Fernando Henrique fez boa defesa. Fim de primeiro tempo.

Saiu o terceiro gol do Ramalhão 

Se antes do intervalo da partida o desafio já era difícil para o Criciúma, a missão ficou ainda mais complicada no início do segundo tempo. Aos três minutos da segunda etapa, o Santo André ampliou a vantagem. Branquinho recebeu na meia lua da grande área, pedalou na frente de Foguinho e bateu de pé esquerdo. No ângulo, o terceiro do time paulista, 3 a 0. 

Do outro lado, o Tigre não tinha forças para tentar reverter o resultado. O Criciúma seguia sem qualidade para superar a marcação do Ramalhão. Aos 6 minutos Léo Ceará tentou de fora da área, mas o chute saiu no meio do gol e a defesa de Fernando Henrique ficou fácil. 

O Cricúma sentia o drama que teve na campanha de 2019, quando foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Aliás, tem sido assim neste início de temporada do Tricolor Carvoeiro. O Tigre sofre com a falta de um meio-campo de qualidade para armar as jogadas do Criciúma e, com isso, não chegava ao ataque. 

Virou passeio

E o desespero do Tigre só aumentava. Era apenas 13 minutos do segundo tempo quando o Ramalhão fez o quarto gol. Marlon cobrou lateral na direção de Branquinho. A zaga do Criciúma não cortou e o atacante do Santo André ficou com a bola. Com tranquilidade, ele tocou por cima de Paulo Gianezini para ampliar o marcador, 4 a 0. 

Diante da situação, o Criciúma se entregou em campo. Assistia o Santo André tocar a bola e não reagia. Aos 18 minutos, o time de Paulo Roberto Santos trocava passe e a torcida paulista gritava "Olé, olé, olé...". O Tigre tentou diminuir somente aos 24 minutos. Andrew avançou em velocidade, deixou dois marcadores para trás e invadiu a área e chutou para longe do gol. 

E a arbitragem impediu o quinto gol do Santo André. Depois de cobrança de escanteio, Paulinho ficou com a bola e mandou na trave. A bola sobrou para Ronaldo, que girou e bateu no fundo da rede, mas ele estava impedido. 

No fim da partida, já aos 42, Andrew conseguiu fazer o gol de honra do Criciúma. Em uma saída errada do time do Santo André, o atacante do Tigre ficou com a bola e pegou bem da entrada da área. Fim de jogo, 4 a 1.

Ficha técnica para Santo André 2 x 0 Criciúma 

Competição: Copa do Brasil, primeira fase.   

Data: Domingo, dia 5 de fevereiro.   

Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP).   

Horário: 16h30.   

Arbitragem: Lucas Paulo Torezin(PR) apitou a partida auxiliado por Jefferson Cleiton Piva da Silva(PR) e Wagner Júnior Bonfim Ledo(PR)  

Cartão amarelo: Vitinho Mesquita, Luizão e Paulo Vinícius (Santo André), Léo Ceará (Criciúma)

Cartão vermelho: 

Gols: Douglas Baggio(3'/1ºT), Ronaldo (25'/1ºT), Branquinho (3' e 13'/2ºT) (Santo André); Andrew (42'/2º T) (Criciúma)

 

Santo André: Fernando Henrique; Ricardo Luz (Buiú), Rodrigo, Luizão e Marlon; Dudu Vieira, Paulo Vinícius e Vitinho Mesquita; Branquinho (Nando Carandina), Douglas Baggio (Guilherme Garré) e Ronaldo. 

Técnico: Paulo Roberto Santos

 

Criciúma: Paulo Gianezini; Carlos Cesar, Rodrigo Milanez e Murilo Gomes; Wellington, Bruno Oliveira (Jajá), Eduardo, Foguinho e Léo Ceará (Adenílson); Andrew e Eduardo Melo (Taylon).   

Técnico: Roberto Cavalo