InternetData CenterAssinante

Há um ano, volta de Roberto Cavalo ao Criciúma era confirmada

Após 35 jogos, treinador venceu 11 vezes, incluindo na última sexta, contra o São José
Há um ano, volta de Roberto Cavalo ao Criciúma era confirmada
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 26/09/2020 às 20:05

No dia 26 de setembro de 2019, uma nota no site oficial do Criciúma selou o início da terceira era Roberto Cavalo pelo clube. Substituindo Waguinho Dias, demitido na mesma data, o treinador, que completa neste sábado um ano de trabalho pelo Tigre, tinha uma missão inglória de evitar o rebaixamento para a 3ª divisão. Na ocasião, o tricolor estava na penúltima colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. A salvação não ocorreu, mas ele segue no comando técnico até hoje tentando recolocar a equipe do lugar onde pegou.

O primeiro jogo da segunda “Era Cavalo” na gestão Jaime Dal Farra aconteceu três dias depois de ter sido anunciado oficialmente. Curiosamente, foi contra o Botafogo de Ribeirão Preto, ex-clube do treinador, pela 25ª rodada. Sem dificuldades e com uma exibição que agradou aos torcedores que foram ao Heriberto Hülse, o Tigre venceu por 2 a 0, com gols de Foguinho e Sandro. 

O Criciúma ganhou duas posições na classificação após a vitória na estreia de Cavalo, mas não conseguiu deixar a zona de rebaixamento, cenário esse que se manteve nas rodadas seguintes até o fim da Série B. O descenso foi confirmado com uma partida de antecedência.

Apesar da queda, Cavalo acertou renovação e seguiu no comando técnico do Tigre para 2020. Acumulando altos e baixos, conseguiu levar o time para a semifinal do Campeonato Catarinense, onde caiu nos pênaltis para a futura campeã Chapecoense, mas caiu precocemente na Copa do Brasil, logo na 1ª fase, após perder por 4 a 1 para o Santo André.

Na Série C do Campeonato Brasileiro, principal objetivo do clube na temporada, os altos e baixos permanecem. Após sete jogos, o Tigre soma três vitórias, três empates e uma derrota. Antes do fim da 8ª rodada, o time de Cavalo ocupa a 4ª colocação do Grupo B, com 12 pontos.

Um ano de Cavalo: números

35 jogos
11 vitórias
9 derrotas
15 empates
45,7% de aproveitamento
38 gols marcados
35 gols sofridos
Artilheiros: Andrew e Léo Gamalho, com 6 gols cada