InternetData CenterAssinante

Depois de 13 anos, Próspera está de novo na Série A do Campeonato Catarinense

Time da Raça venceu o Navegantes fora de casa e conquistou o acesso à primeira divisão
Depois de 13 anos, Próspera está de novo na Série A do Campeonato Catarinense
Foto: Lucas Colombo/MC10/E.C. Próspera
Por Lucas Renan Domingos Em 13/12/2020 às 16:56 - Atualizado há 3 meses

Com uma campanha de cinco vitórias, quatro empates e 13 derrotas, o Próspera foi rebaixado no Campeonato Catarinense de 2007. Aquele foi o que o Time da Raça disputou a primeira divisão do campeonato estadual. Mas 13 anos depois a equipe criciumense retorna à elite do futebol catarinense.

O time prosperano conquistou o acesso na tarde deste domingo, dia 13, depois de bater o Navegantes por 1 a 0, na última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense Serie B. A vitória, somada com a vitória do Hercílio Luz em cima do Metropolitano por 2 a 0, garantiu ao Próspera o segundo lugar na tabela, a vaga de retorno para a primeira divisão e também a classificação para a final da Série B, contra o Hercílio Luz. O único gol da partida foi marcado por Dimitri. 

Próspera melhor no primeiro tempo

O Próspera teve a primeira chance com dois minutos de primeiro tempo. Gabriel foi cima do adversário pelo lado direito do ataque prosperano e rolou para Danielzinho. Perto da marca do pênalti, o atacante finalizou no contrapé de Uoston, mas o goleiro do Navegantes caiu bem para fazer a defesa.

Com dez minutos o Navegantes assustou. Depois de cobrança de falta levantada na área, a zaga do Time da Raça desviou e a bola ficou para Bortoletto que finalizou no susto e quase pegou Roberto fora de posição, mas o goleiro se recuperou e fez a defesa firme. O Próspera tinha as melhores oportunidades. Aos 21, Danielzinho chegou mais uma vez. Da entrada da área, de pé esquerda, ele pegou bem na bola e finalizou na diagonal e buscou o canto esquerdo de Uoston. O chute, desviado, saiu em linha de fundo.

Danielzinho é derrubado na área

O Time da Raça conseguiu um pênalti no primeiro tempo. Depois de cruzamento na área, a zaga do Navegantes tentou cortar e a bola bateu na mão do zagueiro do NEC. Os jogadores do Próspera pediram pênalti e Rodrigo D’Alonso não deu. Na sequência, Danielzinho ficou com a bola, partiu para cima do marcador e foi derrubado e, desta vez, o árbitro marcou.

Jean Natal foi para a cobrança e, de pé esquerdo, acertou a trave direita do goleiro Uoston, desperdiçando a melhor oportunidade de primeiro tempo. Na resposta, o Navegantes chegou com João Silva, aos 36 minutos. Depois de erro na saída do Time da Raça, o camisa 11 do NEC ficou com a bola e arriscou de fora da área. A bola perigosa foi defendida por Roberto e depois afastada pela defesa prosperana.

Bortolleto, centroavante do Navegantes fez grande jogada aos 43 minutos. Ele recebeu a bola antes do meio-campo e foi avançando. Deixou quatro adversários para trás, com direito a meia lua no último marcador, e ficou de frente para o gol. Ele tentou finalizar com a parte de fora do pé e o chute saiu sem direção, em tiro de meta, para o alívio do Próspera.

Antes do fim do primeiro tempo, o Time da Raça ainda tentou duas vezes. Primeiro com Gabriel que invadiu a área sozinho e finalizou com força, quase próximo da linha de fundo. Uoston fez bela defesa. Na sequência a equipe criciumense conseguiu um escanteio e no cruzamento meia altura, Gullithi desviou de cabeça. A finalização passou perto do pé da trave e saiu.

Segundo sofrido, mas o gol saiu

No retorno do intervalo, Paulo Baier escolheu não mudar a equipe, mas o Próspera começou melhor. Gabriel fez bela jogada pela direita e cruzou. Danielzinho apareceu sozinho e cabeceou firme para o chão. Ligado, Uoston fez a defesa em cima da linha, espalmando pra cima. Na sobra, Danielzinho tentou de novo, mas o goleiro subiu e ficou com a bola.

Se o Próspera não aproveita as oportunidades, também contava com a sorte. Aos 11 minutos do segundo tempo, o Navegantes desperdiçou ótima chance. Em cruzamento na área, Roberto saiu, deu um tapa nela e caiu. A bola sobrou limpa para Dupond que chutou em cima do goleiro do Time da Raça, ainda no chão. Bortolleto tentou mais uma vez e isolou.

O segundo tempo era difícil para o Próspera. O NEC dominava e tinha as melhores partidas. O técnico Paulo Baier precisou mexer na equipe e as alterações deram certo. Dimitri saiu do campo de reserva para entrar no lugar de Cascata e fez o gol do Próspera. Era 32 minutos no cronômetro quando Danielzinho acertou cobrança de escanteio na cabeça de Dimitri, que mandou para a rede.

O Navegantes estava sendo rebaixado e tentou aos 41 minutos. Depois de um bate rebate na hora o time da casa ainda tentou mandar para o gol, mas o árbitro viu falta e mandou parar o lance. Na frente do placar, o Próspera só precisou se defender e garantir o acesso. Festa da torcida do Time da Roça.

Ficha técnica para Navegantes x Próspera

Competição: Campeonato Catarinense - Série C | 9ª rodada 

Data: Domingo, dia 13 de dezembro 

Local: Estádio Valério Gomes Neto, em São João Batista (SC)

Horário: 15 horas

Arbitragem: Rodrigo D’Alonso Ferreira apitou o jogo com o auxílio de Thiaggo Americano Labes e Sandro Katzwinckel da Silva Rocha

 

Escalações:

 

Próspera

Roberto

Mateus Zanette (Wallacer)

Baiano

Gullithi (Eduardo)

Xaro (Saldanha)

Galiardo

Cascata (Dimitri)

Jean Natal (Jessé)

Gabriel

Danielzinho

Alex Bruno

Técnico: Paulo Baier

 

Navegantes 

Uoston

Luiz Carlos (Carlos)

Caio César

Gilmar

Paulo

Sorato

André

Caio (Dupond)

João Silva (Vagner)

João Vitor (Artur)

Bortolleto (Lucas)

Técnico: Gláucio Bastos