InternetData CenterAssinante

Criciúma x Marcílio Dias: o retorno do futebol catarinense após 115 dias

Tigre e Marinheiro se enfrentam na noite desta quarta-feira, no estádio Heriberto Hülse
Criciúma x Marcílio Dias: o retorno do futebol catarinense após 115 dias
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 08/07/2020 às 08:38

Criciúma e Marcílio Dias entram em campo na noite desta quarta-feira, dia 8, às 19 horas, pela primeira partida das quartas de final do Campeonato Catarinense. O confronto será disputado no estádio Heriberto Hülse e, por conta da pandemia do coronavírus, o duelo será sem público. Ainda na manhã de hoje, os dois elencos realizarão testes da Covid-19, já que o treinador do Marinheiro, Moisés Egert, testou positivo para o vírus na última segunda-feira e está afastado dos trabalhos. 

Tigre e Marinheiro farão o primeiro jogo do Catarinense após a parada de 115 dias em virtude da pandemia. O Criciúma encerrou a primeira fase do estadual com 13 pontos em 27 disputados, acumulando três vitórias, dois empates e quatro derrotas. A equipe do Sul do estado marcou nove gols e sofreu nove, enquanto seu adversário somou 15 pontos, com quatro triunfos, três empates e duas derrotas, marcando nove gols e sofrendo o mesmo número. 

Criciúma

O Tigre terminou a primeira fase em 5º lugar, uma posição abaixo do Marcílio Dias. A equipe dirigida por Roberto Cavalo não entra em campo desde o dia 15 de março, quando venceu o Joinville por 1 a 0, na Arena do JEC, pela 9ª rodada. Depois de mais de 100 dias sem um jogo oficial em razão da pandemia do coronavírus, o Criciúma já renovou seu elenco, com alguns atletas deixando o clube e outros chegando ao Majestoso. 

Neste período sem jogos, clube carvoeiro anunciou os atacantes Thiago Henrique, que estava no Londrina, e Jean Dias, do São Caetano, além do zagueiro Maurício, do Cianorte. Deixaram o tricolor os atacantes Daniel Cruz, Edinan e Taylon, o meio-campo Carlinhos, os zagueiros Murilo Gomes, Léo Santos e Claudevan Pirambu.

O treinador carvoeiro já definiu a equipe que enfrentará o Marcílio Dias: Agenor, Victor Guilherme, Rodrigo Milanez, Vitão e Kaike, Adenilson, Eduardo, Foguinho e Carlos César, Léo Ceará e Jean Dias.

“Tivemos uma performance muito boa contra o Joinville. Vencemos lá e, no meu entender, convencemos. Depois de dois meses de trabalho, o time teve uma evolução e houve a interrupção. Agora as duas equipes estão no zero. Estamos melhores preparados porque estamos repetindo quase a mesma equipe, poucas mudanças e tivemos um ganho”, analisou Cavalo.

Marcílio Dias 

A equipe do Marinheiro já está em Criciúma. Antes do embarque, o médico do Clube, Felipe Zamboni, mediu a temperatura corporal e examinou os atletas e comissão técnica, seguindo os protocolos de saúde para o combate a Covid-19. “Fizemos uma entrevista e a aferição da temperatura corpórea em todos os atletas e membros da comissão técnica. Não foi detectada nenhuma alteração ou suspeita de Covid-19. Estão todos liberados para o jogo”, explicou Zamboni. 

O principal desfalque do Marinheiro não estará dentro das quatro linhas. Após mais de dez dias afastado e um teste negativo feito na última semana, o treinador Moisés Egert foi testado positivo para a Covid-19 na última segunda-feira. Ele segue em casa se recuperando para retomar aos trabalhos presenciais com a equipe. 

Na partida desta quarta-feira, o auxiliar técnico permanente do Marcílio Dias, Carlos Alberto vai comandar a equipe. Para ele, o Marinheiro chega forte e vai em busca de um bom resultado já na ida. “Conseguimos fazer uma grande preparação com o apoio da direção e do Departamento de Futebol. Os atletas se empenharam nessa pré-temporada. Infelizmente, perdemos a presença professor Moisés para esse jogo, mas estamos focados em fazer uma grande partida e conquistar uma vitória lá em Criciúma”, afirmou. 

 O Marcílio Dias iniciou a inter-temporada no dia 16 de junho e apresentou um novo atleta para a continuidade do estadual. O atacante Hélio Paraíba, de 28 anos, ex-Criciúma e que estava no Cianorte (PR).

Provável escalação: Belliato; Rodrigo, Wallace, Magrão e Paulinho; Daniel Pereira, Diego Silva e Nathan; Anderson Ligeiro, Roberto Pitio (Hélio Paraíba) e Medina. 

Retrospecto 

Criciúma e Marcílio Dias já se encontraram em 141 jogos. O Tigre venceu 66 vezes, empatou 43 e perdeu em 32 oportunidades. A equipe carvoeira marcou 219 gols e sofreu 132.  Nesta temporada, as equipes se enfrentaram no dia 2 de fevereiro no estádio Heriberto Hülse e empataram em 1 a 1. 

Arbitragem 

O árbitro da partida será Diego da Costa Cidral, de Joinville. Ele será auxiliado por Kleber Lucio Gil e Antônio Lourival da Luz, de Florianópolis e Joinville, respectivamente. 

Transmissão 

A equipe Tabelando transmite o confronto pelo Facebook do Portal Engeplus. Mateus Mastella comanda a equipe que conta com Moisés Souza no plantão, Beto Locks e Émerson Crippa nos comentários. Ronald Cipriani na técnica. 

A equipe do Portal Engeplus também fará o minuto a minuto do duelo e a crônica esportiva. 

Texto: Thiago Hockmüller 
Fotos: Rafaela Custódio 
Minuto a minuto: Lucas Renan Domingos 
Coordenação: Amanda Ludwig