InternetData CenterAssinante

Combinação de resultados livra o Criciúma de rebaixamento para a Série D

Tigre escapou da 4ª divisão com a vitória do Ituano diante do São Bento
Combinação de resultados livra o Criciúma de rebaixamento para a Série D
Foto: Celso da Luz / Criciúma E.C.
Por Rafaela Custódio Em 05/12/2020 às 21:18

O Criciúma empatou, e isso foi suficiente para evitar o rebaixamento para a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. O Tigre ficou no 2 a 2 com o Brusque, na última rodada do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro, mas como o São Bento foi derrotado pelo Ituano, o time dirigido por Itamar Schulle garantiu a permanência na noite deste sábado, dia 5, mesmo emendando oito partidas sem vitória.

Os gols do confronto foram marcados por Felipe Menezes e Foguinho para o Criciúma, ainda no primeiro tempo, e Thiago Alagoano duas vezes para o Brusque. A equipe quadricolor conseguiu a classificação para a segunda fase da competição nacional, já o Tigre terminou a temporada neste sábado. 

Jogo 

A primeira oportunidade do confronto foi do Criciúma. Alex Reinaldo cobrou falta direta pela esquerda, mas a bola ficou com o goleiro Ruan Carneiro.

Aos 14, Maurício Garcez entrou na área pela esquerda e foi derrubado pelo volante Foguinho. O árbitro da partida marcou o pênalti e Thiago Alagoano cobrou, deslocando Agenor e abrindo o marcador. 


Thiago Alagoano comemorando o gol do Brusque (Lucas Gabriel Cardoso/Brusque)

O Criciúma empatou a partida oito minutos após sofrer o gol. O atacante Andrew arrancou com a bola e sofreu falta de Garcez. Após bola alçada na área, Felipe Menezes apareceu sozinho e empurrou para dentro do gol de Ruan Carneiro. 

O Tigre voltou assustar aos 29. Jean Lucas sofreu falta na entrada da área e Alex Reinaldo cobrou direto. A bola fez uma curva e Ruan Carneiro espalmou pela linha de fundo. 

Criciúma melhor após o empate 

Após o gol carvoeiro, os comandados de Itamar Schulle começaram a aparecer mais na área e a assustar o goleiro Ruan Carneiro, principalmente em jogadas de bola parada. 

Foguinho chamou a responsabilidade e virou a partida aos 35. O capitão recebeu a bola na entrada da área, tirou o marcador, chutou forte e balançou as redes do goleiro Ruan Carneiro. 

Aos 43, o Tigre quase ampliou o placar com Jean Lucas. O atleta carvoeiro recebeu a bola e arriscou o chute de pé esquerdo, mas a bola subiu demais e passou por cima do gol de Ruan Carneiro. 

Minutos finais do Brusque 

O Brusque voltou a assustar o Criciúma nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 48, Zé Mateus levantou a bola na área em cobrança de falta, mas o goleiro Agenor conseguiu afastar o perigo de soco. No rebote, o Brusque teve mais uma falta a seu favor. Zé Mateus novamente cobrou e o arqueiro carvoeiro afastou o perigo.

Segundo tempo 

O técnico Itamar Schulle fez uma mudança para a etapa final de partida. Deixou o confronto Bruno Oliveira e entrou Victor Guilherme. 

Aos 3, o Criciúma recuperou a bola ainda no campo de defesa e Jean Dias recebeu em profundidade pela esquerda, arrancou e sofreu a falta de Ianson. Alex Reinaldo cobrou a falta na área e Ruan Carneiro fez a defesa e colocou a bola para linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a defesa quadricolor afastou o perigo. 

O Criciúma fez a segunda substituição aos 8. Deixou o duelo Jean Lucas para a entrada de Eduardo Melo. 

O Brusque tentou assustar o Criciúma com Jefferson Renan. Aos 17, o atacante avançou pelo lado direito e arriscou o chute, porém a bola saiu pela linha de fundo. 

Brusque arrisca mais 

Precisando conquistar os três pontos para não depender de combinações de resultados, o Brusque se lançou ao ataque. Aos 23, Rodolfo chutou forte após receber passe de Thiago Alagoano. A bola passou perto do gol de Agenor que apenas acompanhou a saída. 

Aos 28, Jefferson Renan arrancou pela direita, tirou a marcação, se aproximou da área e chutou, porém a bola saiu pela linha de fundo.

Saiu Jean Dias e entrou Carlos Alexandre. 
Deixou o campo Felipe Menezes e entrou Nickson

O time quadricolor voltou a alçar bola na área carvoeira aos 35. Thiago Alagoano tocou para Zé Mateus. O volante levantou a redonda na área, mas Fernando Lombardi conseguiu afastar o perigo. 

O Criciúma perdeu a melhor chance da etapa final. Foguinho recuperou a bola ainda no campo de defesa e tocou em profundidade para para Victor Guilherme. O lateral arrancou, entrou na área e chutou, entretanto o goleiro Ruan Carneiro acabou fazendo a defesa.

Aos 45, deixou o gramado Alex Reinaldo para a entrada de Rullian. 

Gol nos minutos finais 

O Brusque empatou a partida aos 47. Após a zaga errar dentro da pequena área, Thiago Alagoano aproveitou a chance e empurrou a bola para dentro do gol. Após o tento sofrido, o Criciúma ainda tentou levar a melhor no confronto, mas sem êxito. 

Ficha técnica para Criciúma 2 x 2 Brusque

Competição: Campeonato Brasileiro - Série C | 18ª rodada 

Data: Sábado, dia 5 de dezembro 

Local: Estádio Heriberto Hülse 

Horário: 19 horas

Arbitragem: Andrey da Silva apitou o jogo com o auxílio de Márcio Gleidson Correia Dias e José Ricardo Guimarães Coimbra. O trio é do Pará. 

Cartões amarelos: Bruno Oliveira (9’1’T), Jean Lucas (37’1’T), Rodrigo Milanez (10’2’T), Agenor (20’2’T), Foguinho (53’2’T) (CRI); Marco Antônio (10’1’T), Garcez (21’1’T), Ianson (3’2’T), João Carlos (53’2’T) (BRU);

Gols: Thiago Alagoano (14’1’T), Thiago Alagoano (47’2’T) (BRU); Felipe Menezes (22’1’T), Foguinho (35’1’T) (CRI); 

Escalações:

Criciúma

Agenor; Alex Reinaldo, Rodrigo Milanez, Fernando Lombardi e Bruno Oliveira (Victor Guilherme); Eduardo, Foguinho, Felipe Menezes (Nickson) e Jean Lucas (Eduardo Mello); Andrew e Jean Dias (Carlos Alexandre). 

Técnico: Itamar Schulle 

Brusque 

Ruan Carneiro; Edilson (João Carlos), Ianson, Claudinho e Airton; Zé Mateus, Rodolfo (Fio Brusque) e Thiago Alagoano; Índio (Denis), Marco Antônio e Garcez (Jefferson Renan). 

Técnico: Jerson Testoni