InternetData CenterAssinante

Aluno da escola Hercílio Amante vence Campeonato Interclubes de Cubo Mágico Online

Competição reuniu 22 alunos participantes dos Clubes de Matemática das escolas municipais
Aluno da escola Hercílio Amante vence Campeonato Interclubes de Cubo Mágico Online
Por Redação Engeplus Em 26/11/2020 às 14:10

O aluno Gabriel Verginio, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hercílio Amante, do bairro Vila Floresta I, venceu o Campeonato Interclubes de Cubo Mágico Online, com uma média de 11 segundos. A vitória foi por meio de uma videoconferência, que reuniu os cinco finalistas na última quarta-feira (25). A iniciativa é da Secretaria de Educação de Criciúma, com o objetivo de reunir os participantes dos Clubes de Matemática das escolas municipais.

O segundo lugar ficou com o aluno Mateus Salles, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Judite Duarte de Oliveira, e em terceiro lugar ficou com o estudante José Ricardo Eufrásio, da EMEF Lili Coelho. “O campeonato foi dividido em dois momentos. Primeiro, antes de montar o cubo, é preciso fazer o embaralhamento, então, escolhemos três formas e os alunos praticaram em casa. Após isso, eles enviaram três vídeos: o embaralhamento do cubo, as faces e depois resolvendo, e é cronometrado do início até o fim da solução”, explicou a coordenadora do Clube de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski.

Os competidores tiveram três tempos marcados, com a média foi feita a classificação dos cinco melhores. “Na segunda etapa, os competidores puderam embaralhar e montar mais duas vezes, excluímos o melhor e o pior tempo e fizemos a média do restante”, completou. Os 22 participantes receberam um chaveiro de cubo mágico, e os três melhores ganharam um cubo mágico de cada. A videoconferência também contou com participações especiais de cubistas experientes.