InternetData CenterAssinante

Meia Maratona traz novidades na edição deste ano

Participantes poderão receber premiações e degustar bebidas atléticas
Meia Maratona traz novidades na edição deste ano
Foto: Lucas Colombo/MC 10
Por Jessica Rosso Em 05/09/2019 às 20:49

No dia 15 de setembro ocorre em Criciúma a 4º Meia Maratona Gilson Pinheiro Engenharia Civil. O evento conta este ano com algumas novidades. De acordo com o diretor da empresa 3LR Edson Luciano Ribeiro, que organiza o evento desde a 3ª edição, a largada do percurso mudou de local e será na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, no bairro Próspera. Além disso, uma premiação será oferecida ao primeiro corredor e a primeira corredora, ambos naturais de Criciúma. 

O evento também traz premiação em dinheiro para os cinco colocados de cada categoria. Os participantes de 16 a 70 anos, podem optar em participar da caminhada de 3 quilômetros ou das corridas de 5,10 ou 21 quilômetros. O evento conta ainda com a corrida kids para crianças a partir dos 4 anos de idade. As incrições podem ser feitas clicanco aqui.

O empresário Gilson Pinheiro é o patrocinador máster do evento, que acaba levando o seu nome. Ele já foi campeão representando Criciúma, até disputou os Jogos Estudantis Brasileiros e se diz muito empolgado em poder estar próximo deste evento.

"É uma forma de agradecer por todos que me ajudaram a estarem neste evento. Realmente é algo gratificante participar de um evento que é o maior da Região Sul", destaca o empresário.

"Queria reforçar o convite a todos participarem, porque, mesmo aquele que não for correr, que vá prestigiar o evento que é para a população da nossa cidade e da nossa região", destaca Pinheiro. O empresário garante que não corre mais, mas admite que está ansioso para a prova do dia 15 de setembro.

Opções de participação

Entre as opções de participação, estão o kit essencial (medalha e camisa), kit básico (medalha, camisa e sacochila) e kit plus (sacochila, squeeze, camisa, medalha e copo coffee). O horário da largada é pontual, às 7 horas. "As pessoas sempre perguntam o porque do horário e de ser pontual. O atleta que vai correr esse horário precisa dispertar praticamente às 5 horas para que o corpo esteja adequado na hora da corrida. Se não largarmos às 7 horas é um desrespeito ao atleta que acordou tão cedo", explica o organizador do evento.

Não precisa ser atleta para correr!

As provas foram feitas pensando também naqueles que não são atletas. "Nós fizemos os 3 quilômetros de caminhada para incentivar àqueles que não correm. Tem o 5, 10, 21 quilômetros, e a corrida kids para que o evento tenha esse formato familiar. Portanto, se você te um filho, uma esposa que corre, os três podem participar do evento", explica o diretor da empresa 3LR Edson Luciano Ribeiro Ribeiro.

A programação se estende durante toda a manhã e durante esse período àqueles que forem concluindo a prova podem aproveitar um momento preparado especialmente para eles. "A nossa programação encerra por volta do meio-dia. Conseguimos segurar o público com animadores e degustação de chop. Esse ano temos degustação de bebidas atléticas. É uma proteína de arroz e carboidrato. Temos as frutas, a água, área de massagem. É um momento que enquanto ainda existem pessoas fazendo o percurso, quem já chegou pode se envolver até a hora da premiação", comentou.

O público que irá participar este ano deve ser ainda maior do que na edições anteriores. "Todos os anos conseguimos nos surpreender com número de inscrições. Este ano esperamos bater o recorde. Esse sem dúvida é o evento que tem o maior número de participantes na cidade", afirmou. 

Dicas de preparação para as pessoas que estão iniciando na atividade e pretendem participar da Meia Maratona

  • Não usar tênis novo na corrida (tênis novo deve ser usado apenas nos treinos).
  • No dia anterior da corrida faça uma alimentação leve.
  • Tenha uma boa noite de sono (o corpo deve dispertar algumas horas antes da corrida)
  • Iniciar a hidratação do corpo uma semana antes.

 

As diferenças de faixa etária

A preparação também pode ter diferenças dependendo a faixa etária e o objetivo que a pessoa busca alcançar com a corrida. Segundo o organizador do evento Edson Luciano Ribeiro, existem alguns motivos que levam as pessoas a adotarem a corrida como um prática, como por exemplo,  para se socializar, por motivo de saúde ou autorendimento. Cada caso tem um tipo diferente de treinamento, que pode ir do mais leve até o mais pesado, e alguns cuidados são importantes, principalmente quando a atividade é feita por indicação de um médico. 

As pessoas que estão iniciando nesta atividade e nunca participaram do evento devem fazer um check-up antes da corrida e se possível ter um acompanhamento profissional após o evento, de acordo com o organizador.

O evento tem a parceria do Plano de Saúde São José, Sociedade Recreativa Mampituba, Fundação Municipal de Esportes
Prefeitura Municipal de Criciúma e o patrocínio de Gilson Pinheiro - Engenheiro Civil, Anjo Química, Fátima Esportes, Supermercado Lisandra, Unesc, Saint Bier, Porto Seguro e RisoVita.

Confira abaixo o percurso:

Leia mais sobre: