InternetData CenterAssinante

Enxuto neste ano, Municipal de 2020 deve ser maior e com premiação em dinheiro

Edição 2019 inicia no dia 1 de junho e, a princípio, sem uma empresa parceira
Enxuto neste ano, Municipal de 2020 deve ser maior e com premiação em dinheiro
Foto: Larm Futebol
Por Thiago Hockmüller Em 09/05/2019 às 09:40

A edição 2019 do Campeonato Municipal de Criciúma ainda nem iniciou, mas é a de 2020 que já recebe atenção da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) e da Fundação Municipal de Esportes (FME). Como a edição deste ano será menor, sobretudo do ponto de vista financeiro, a expectativa da Larm e da FME é montar um campeonato superior no ano que vem.

Para se ter uma ideia, o Municipal deste ano será realizado com praticamente a metade do recurso ideal. Da FME foram repassados R$ 16 mil, no entanto, a falta de uma empresa parceira limitou o orçamento neste teto. Lembrando que não existe premiação em dinheiro para os clubes vencedores e o orçamento é utilizado para o pagamento de arbitragem e delegados das partidas.

A explicação dada tanto pelo presidente da FME, Nícola Martins, quanto pelo da Larm, Guilherme Gomes, é a falta de planejamento das gestões anteriores. Martins assumiu a FME em dezembro. Gomes foi empossado em março. Um tempo curto para atrair investidores. “O dinheiro só vem com organização. Nenhuma empresa vai entregar recursos em cima da hora e sem expectativa de retorno. Precisamos fazer um plano de marketing para que as empresas possam explorar e investir no campeonato. Normalmente elas fecham o planejamento em outubro, não dá para procurar parceria em março”, explica Martins.

Para o próximo ano, a expectativa é que campeão e vice sejam premiados com dinheiro. O valor dependerá do orçamento disponível. “Nosso maior adversário é o tempo. Para 2020 adotaremos outra estratégia. Já trabalharemos desde agora para o próximo campeonato e alinhavando uma competição diferente e com recursos”, argumenta Gomes.

A intenção é que até dezembro já estejam definidos os prazos de inscrições da edição 2020, bem como orçamento, patrocínios e premiação. O Municipal deste ano tem previsão para iniciar no dia 1 de junho, com 13 equipes participantes. A grande novidade é a redução do número de jogadores de fora do município, cada clube poderá inscrever seis atletas, bem abaixo dos 13 previstos na última temporada. E a tendência é reduzir em 2020 para apenas três.

As definições ocorreram em Congresso Técnico na última terça-feira, na sede da Larm.