InternetData CenterAssinante

Em novo formato, Estadual de Amadores terá dupla de Nova Veneza no páreo

Metropolitano tentará o tetracampeonato. Já o Caravaggio buscará o segundo troféu
Em novo formato, Estadual de Amadores terá dupla de Nova Veneza no páreo
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 13/08/2019 às 10:27

O Campeonato Catarinense de futebol amador promete uma edição diferente em 2019, com oito equipes na disputa e três fases eliminatórias. A competição acontece entre os dias 7 de setembro e 23 de novembro, mas desta vez com jogos de ida e volta sem uma sede fixa. De Nova Veneza, Metropolitano e Caravaggio representam a Liga Atlética da Região Mineira (Larm).

O Estadual de Amadores reúne os finalistas das copas regionais da região Sul, Grande Florianópolis e Oeste, além do campeão da Copa Norte e do representante do Vale do Itajaí. “Tanto o Sul quanto o Oeste são as regiões mais fortes do futebol amador. Não tenho dúvidas que o campeão sairá de uma destas duas regiões. O Caravaggio é o campeão da Copa Sul e chega forte, credenciado ao título. Já o Metropolitano é o atual campeão Estadual e chega fortalecido”, analisa o presidente da Larm, Guilherme Gomes.

Além da dupla de Nova Veneza, também participam os representantes da Copa Interligas, Náutico e Grêmio Cachoeira; da Copa Oeste, Maravilha e Cometa; da Copa Norte, Pirabeiraba; e da Copa Interligas Vale do Itajaí, Juventus de Ibirama.

Sem sede fixa

O regulamento do Estadual foi aprovado em reunião na última semana, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em Balneário Camboriú. A competição terá três fases: quartas de finais, semifinais e finais, todas disputadas no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta.

A equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta avança. Caso haja empate em número de pontos ao final dos dois jogos, a equipe com melhor saldo de gols no confronto se classifica. Persistindo o empate, a decisão será em cobrança de pênaltis.

O primeiro rival do Metropolitano será o Maravilha. As duas equipes são favoritas no torneio e se enfrentam no dia 7 de setembro em Nova Veneza. A volta está programada para o dia 21 de setembro, no Oeste do Estado. Já o Caravaggio duela com o Grêmio Cachoeira. Joga a primeira em Florianópolis e define a vaga em casa.

Os outros dois confrontos serão entre Juventus x Náutico e Cometa x Pirabeiraba. “Antes era em um final de semana, com três datas. Na medida do tempo foram melhorando e evoluindo a pedido dos clubes. Como a Federação abraçou a causa e vai coordenar tudo, eles criaram esse formato para ficar mais dinâmico e com cara de Estadual”, podera Gomes.

Das 37 edições do Campeonato Catarinense amador, as equipes da Larm levantaram a taça oito vezes. O União, de Criciúma, foi campeão em 1979, 1983 e 1986. O Mãe Luzia, também da Capital do Carvão, ficou com o título em 2012. Já o Caravaggio foi campeão em 2013. E o Metropolitano em 2015, 2017 e 2018.