InternetData CenterAssinante

Dal Farra segue no Tigre e futuro técnico dependerá da escolha de um executivo de futebol

Ocimar Bolicenho, ex-Londrina, ganha força para gerir o departamento de futebol em 2020
Dal Farra segue no Tigre e futuro técnico dependerá da escolha de um executivo de futebol
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 03/12/2019 às 13:46

O presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, quebrou o silêncio após um longo período sem entrevistas. Na manhã desta terça-feira, dia 3, no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, ele confirmou que seguirá firme na liderança da Gestão de Ativos (GA), mesmo diante de sondagens de investidores do Centro do país, e que anunciará até março um diretor geral para comandar o clube. 

O pronunciamento foi rápido, seguido de perguntas dos jornalistas. Ao todo, foram 23 minutos de avaliação de um ano dolorido para os torcedores, de péssimos resultados em campo, de quatro técnicos efetivos, um interino, dois executivos de futebol e um rebaixamento para Série C do Campeonato Brasileiro. 

Em resumo, Dal Farra tocará o Tigre em 2020. No planejamento, o primeiro passo é a contratação de um novo diretor de futebol, para então definir o treinador e formar um plantel. O nome especulado e que ganha força nos bastidores é Ocimar Bolicenho, também rebaixado com o Londrina.  

“Vamos definir o executivo de futebol. Vamos trazer o mais qualificado, alinhado com o princípio do Criciúma. Já falei com alguns executivos, já estamos próximos de fechar com um. Pretendemos profissionalizar o clube, estou avaliando (a contratação) de um diretor geral para tocar o clube, com muita visão de futebol, para fazer o que o Criciúma sempre fez bem, que é trazer jogadores com vontade, com gana e queriam aparecer para o mundo”, planejou Dal Farra. 

Tive no mínimo dez investidores (interessados em assumir a GA), gente de Minas Gerais e Rio de Janeiro, só que todos aventureiros. Aqui no Criciúma não terá aventureiro, não estou aqui de graça. Estou muito revigorado e vamos fazer um grande ano e colocar o Criciúma no lugar que ele merece. 

Jaime Dal Farra, presidente do Criciúma
__________

Elenco e técnico para 2020 

Questionado sobre uma eventual permanência de Roberto Cavalo, e também sobre o elenco para a Série C, Dal Farra, manteve o discurso de aguardar pelo novo executivo. E caberá a este profissional definir o futuro de jogadores em final de contrato. Alguns atletas já manifestaram o desejo de permanecer, como o atacante Léo Gamalho e o goleiro Paulo Gianezini.  

Sobre o plantel para 2020, Dal Farra deu uma única informação: não haverá medalhões. “A primeira coisa (que não será feita), que foi uma situação que já aconteceu no passado: trazer jogadores de nome, consagrados, treinadores de ponta, com três acessos, e tudo mais. Temos que trazer gente que venha aqui comer grama. Que venha babando, com vontade, com gana. Vamos trazer jogadores que querem vencer na vida e vamos utilizar muito a nossa formação”, explicou. 

CEO com as chaves do clube 

A contratação de um CEO para o clube demandará mais tempo. A ideia é profissionalizar o departamento de futebol e gestão administrativa. Esse profissional funcionará como braço direito do presidente e se reportará ao cartola, a exemplo do que já aconteceu com o superintendente Robson Izidro.   

“O CEO é mais demorado, a tendência é que eu dê a chave na mão do cara. Tem que ser uma pessoa qualificada, séria, responsável e isto exige um pouco mais, talvez vá até março. Vou trazer o executivo e o treinador. O sentido é cada vez mais profissionalizar, trazer gente voltada para o futebol. Tem que trazer gente habilitada, profissional, porque o futebol é muito difícil. Queremos trazer uma pessoa com conhecimento de futebol, com planejamento e gestão”, afirmou.  

O Criciúma terminou o ano na 19º colocação da Série B do Campeonato Brasileiro e foi rebaixado com uma rodada de antecedência.  

Leia mais

Confira a entrevista completa do presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra 

Reinaldo de saída; Gianezini e Gamalho querem ficar 

Roberto Cavalo à disposição do Tigre 

Atacante Julimar marca e ajuda Brasil a vencer Peru no triangular Sub-20 

Criciúma em 2019: três campeonatos, cinco técnicos e 44 jogadores