InternetData CenterAssinante

Criciúma x São Bento: no Dia de Finados, um jogo para se manter vivo

Equipes se enfrentam neste sábado, dia 2, às 19h, no Estádio Heriberto Hülse
Criciúma x São Bento: no Dia de Finados, um jogo para se manter vivo
Foto: Caio Marcelo/Criciúma EC/ Arquivo
Por Rafaela Custódio Em 02/11/2019 às 08:10

A Série B do Campeonato Brasileiro entra em seu mês derradeiro e o Criciúma precisa correr contra o tempo para evitar o rebaixamento. O Tigre atualmente é o penúltimo colocado, com 30 pontos, e ainda não pode deixar as últimas quatro colocações. O primeiro dos sete decisivos jogos será neste sábado, dia 2, às 19 horas, contra o lanterna São Bento, no estádio Heriberto Hülse.

Será exatamente no Dia de Finados que o tricolor tentará manter-se vivo na temporada. O time dirigido por Roberto Cavalo não vence há seis jogos, mas ganhou fôlego extra após o empate na rodada passada contra o Figueirense, em Florianópolis. O tricolor perdia por 2 a 0, mas arrancou dois gols no fim e voltou pra casa com um ponto. O Tigre joga para cortar a distância para o Londrina, 16º colocado. O primeiro time fora da zona de rebaixamento tem 35 pontos, mas já jogou na rodada e perdeu para o Paraná por 1 a 0.

Equipes 

Criciúma

Roberto Cavalo precisou quebrar a cabeça para escalar o Criciúma, a começar pela defesa. Por acúmulo de cartões, Derlan cumpre suspensão automática. O substituto imediato seria Thales, mas o zagueiro cortou o supercílio e desfalca o time. Mateus Ferreira, que nem chegou a estrear pelo time, teve uma lesão de ligamento colateral e não joga mais em 2019. A opção será a improvisação do volante Liel entre os zagueiros. Já no ataque, Léo Gamalho foi expulso na rodada passada e também não joga. Julimar, substituto imediato, teve uma lesão na fíbula e não estará disponível. Luquinha e Vinícius disputam uma vaga ao lado de Andrew, que retorna de suspensão e entra no lugar de Reinaldo.

Por opção técnica, Cavalo promove a volta de Daniel Costa. O camisa 10 vem alternando entre titularidade e suplência ao longo da Série B e foi banco na partida passada. Contra o São Bento, ele volta ao time para a saída de Reis.

O Criciúma atua também contra a matemática. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tigre tem 86,3% de chances de cair para a 3ª divisão. Só Vila Nova (88,3%) e São Bento (94,3%) possuem probabilidade maior.

Provável escalação: Luiz; Carlos Eduardo, Sandro, Liel e Marlon; Eduardo, Wesley, Foguinho e Daniel Costa; Andrew e Luquinha (Vinícius)

São Bento

A quatro rodadas sem vencer, o São Bento se aproxima cada vez mais da 3ª divisão. Lanterna do torneio com 28 pontos, o time comandado por Milton Mendes está sete pontos atrás da primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Conforme os matemáticos da UFMG, a chance de queda está em 94,3%. A crise dentro do gramado já influencia a desmontagem do elenco. Nove atletas foram dispensados nos últimos dias.

Para completar a série de problemas, Mendes não terá à disposição os atacantes Arancibia e Minho. O primeiro foi expulso no empate por 1 a 1 com o Guarani, enquanto o segundo levou o terceiro cartão amarelo. Caio Rangel, Joãozinho e Raphael Martinho são as opções para o setor. 

Provável escalação: Henal; Marcos Martins, Alisson, Joílson e Mansur; Fábio Bahia, Paulinho e Rodolfo; Caio Rangel, Zé Roberto e Paulinho Bóia

Retrospecto 

A vantagem no confronto entre os dois times é do São Bento. Foram apenas quatro jogos, com duas vitórias paulistas, um empate e um triunfo criciumense. No primeiro turno, o Bentão bateu o Tigre por 1 a 0, com gol de Paulinho Bóia.

Arbitragem 

A arbitragem de Criciúma e São Bento vem de Minas Gerais: Ronei Candido Alves apita o jogo com o auxílio de Ricardo Junio de Souza e Fernanda Nândrea Gomes Antunes.

Transmissão

A equipe Tabelando transmite o confronto pelo Facebook do Portal Engeplus. Mateus Mastella comanda a equipe que conta com Moisés Souza no plantão, Emerson Crippa e Beto Locks nos comentários. Ronald Cipriani na técnica. 

A equipe do Portal Engeplus também fará o minuto a minuto do duelo e a crônica esportiva.