InternetData CenterAssinante

A história por trás da nova camisa do Criciúma

Os detalhes sobre o uniforme que remete ao ano de 1995
A história por trás da nova camisa do Criciúma
Foto: Heitor Carvalho
Por Heitor Carvalho Em 16/07/2019 às 21:00

Do dia 12 ao dia 15 os torcedores carvoeiros puderam votar e escolher qual seria o modelo usado pelo Criciúma nos uniformes 1 e 2, para a disputa da sequência da Série B 2019 e do Catarinense 2020. O resultado da votação foi divulgado nesta terça-feira, dia 16, com 47,9% de aprovação, o “Modelo 2” foi escolhido por 6.605 votos.

O responsável pela criação dos modelos foi o designer, professor e torcedor do Criciúma, Rafael Hoffmann Maurilio, de 36 anos. Era um sonho que eu tinha, tanto como profissional, como torcedor, criar o uniforme do meu time de coração”, afirma Hoffmann, que confessou o seu modelo preferido.

O voto do criador foi como o da grande maioria, ao modelo que remete o uniforme usado pelo Criciúma em 1995, ano de conquista do Catarinense e de registro do maior público do Estádio Heriberto Hülse. 

Em 6 de agosto de 1995, sob o comando do técnico Luiz Gonzaga Milioli, o Criciúma sagrou-se campeão Catarinense ao vencer a Chapecoense por 1 a 0, com gol de falta marcado por Luiz Carlos Oliveira, em pleno Estádio Heriberto Hulse, que naquela tarde de domingo ensolarado recebeu 31.123 torcedores. “Essa camisa eu tenho até hoje guardada. Nesse ano o Criciúma teve uma temporada excelente. Conquistamos bons resultados em todas as categorias”, lembra Gonzaga.

 

Essa camisa é marcante por diversos motivos. Pelo momento do clube, pelo título, pela torcida e pra mim também é especial, porque foi quando comecei a me identificar com o Criciúma, lembro do meu irmão pequeno usando essa camisa”.

- Rafael Hoffmann Maurilio, designer e torcedor do Criciúma

 

É possível que muitos torcedores não tenham feito a relação na hora de votar, mas o modelo 2, o escolhido pela maioria, já circulou na redes sociais dois anos atrás.  “Em 2017 após muito estudo sobre uniformes e sobre o Criciúma, eu divulguei alguns modelos de uniforme para o Criciúma desenhados por mim, a torcida comprou a ideia, mas o clube não. E o modelo hoje escolhido, estava entre os divulgados naquela época”.

Um dos responsáveis para que o modelo finalmente saísse do papel, foi Luciano Fernandes, torcedor do Criciúma, mas daqueles apaixonados, que é colecionador, sócio, cobra e tudo mais, tanto que foi escolhido pelo clube para estar presente no comitê responsável pela elaboração da nova camisa. Eu já sabia do trabalho que ele tinha realizado, então quando falaram o nome dele a aprovação foi unânime e o resultado, como eu já esperava, foi perfeito”.

Para o Julio Remor, diretor comercial do Criciúma a escolha do uniforme seguiu o mesmo modelo da escolha do slogan Paixão de Primeira”, foi dado voz ao torcedor. Procuramos criar um comitê que representasse a torcida como um todo, já que não poderíamos ouvir todos os carvoeiros, procuramos chegar ao mais próximo disso”.

Ainda de acordo com o diretor comercial, os próximos dias serão de ajustes, para que o quanto antes o Criciúma já esteja usando o modelo escolhido pela torcida. A nossa ideia era que a estreia do uniforme acontecesse contra o Figueirense, mas vamos ver”. A partida contra o time de Florianópolis acontece final do mês, dia 27, sábado, às 11 horas, no Estádio Heriberto Hülse.

Com a missão cumprida, cabe a Hoffmann agora torcer para que o novo modelo fique marcado por conquistas, assim como ficou o de 1995.