InternetData CenterAssinante

De Morro da Fumaça para a seleção brasileira de rugby

Giuseppe Soratto voltou à terra natal para divulgar esporte na região
De Morro da Fumaça para a seleção brasileira de rugby
Por Amanda Ludwig Em 25/10/2018 às 16:48

Há dois meses o Sul catarinense tem um representante na seleção brasileira de rugby: Giuseppe Soratto. O jovem de 16 anos saiu do distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, para encarar São Paulo e treinar com atletas de alto rendimento. Nesta quinta-feira, Soratto voltou para casa para conversar com crianças e adolescentes sobre o esporte.

Giuseppe foi "descoberto" há alguns meses pelo então técnico Aldo Lima Neto, através do projeto Viva Rugby. Agora, durante a sexta-feira, dia 26, o atleta e o técnico passarão por escolas da região - inclusive a escola onde Giuseppe estudava quando foi encontrado - para conversar com alunos e atletas que têm interesse no rugby.

Além disso, Giuseppe também está em outra missão: trazer o projeto Detectando Talentos à região. Durante as visitas, eles conhecerão novos atletas que poderão também passar por processos seletivos para alcançar outros níveis na carreira.

Apesar do desafio para se adaptar a uma nova realidade, que envolve treinamentos intensos de 8 horas por dia e morar em São Paulo, Giuseppe diz estar realizado. "A adaptação foi um baque, mas já estamos em preparação para disputas inclusive internacionais. Já alcancei a seleção brasileira. Agora estou treinando para alcançar outros patamares, físicos e de desenvolvimento", afirma Giuseppe.

Ver até onde o atleta chegou é motivo de alegria para o técnico. "É gratificante ver que encontrei Giuseppe e ele já chegou até a seleção brasileira. Tenho acompanhado o crescimento do rugby e do futebol americano em nossa região, e atualmente já treino crianças de 4 a 16 anos", destaca Aldo.