InternetData CenterAssinante

Próximo de voltar ao futebol profissional, Próspera completa 69 anos

Em fase de reestruturação, Time da Raça projeta disputar o Campeonato Catarinense da Série C
Próximo de voltar ao futebol profissional, Próspera completa 69 anos
Foto: Marcelo de Bona
Por Marcelo de Bona Em 29/03/2015 às 07:01

O Esporte Clube Próspera completa 69 anos de história neste domingo. Licenciado da Federação Catarinense de Futebol (FCF) desde 2011, o Time da Raça está se reestruturando e aposta na força da sua categoria de base para retomar aos seus áureos tempos. Já fora dos gramados, a principal missão do presidente Dorval Arriola Rodrigues, que assumiu o comando do Próspera em julho de 2014, é deixar a estrutura do estádio Mário Balsini apta a voltar a ser palco de grandes jogos.

Para voltar ao Campeonato Catarinense, o Próspera necessita negociar uma dívida de cerca de R$ 60 mil com a FCF. O valor é referente a pendências de taxas, arbitragem e anuidade. Caso consiga viabilizar recursos financeiros junto a patrocinadores, Arriola pretende colocar o Próspera na disputa da Terceira Divisão do Campeonato Catarinense, que será realizada no segundo semestre.

“O passado glorioso do clube serve de inspiração. Nossa intenção é colocar a nossa rapaziada, que tem qualidade, para jogar, e completar o grupo fazendo uma peneira na região. Não vamos fazer um time para ser campeão, mas pretendemos começar a formar um grupo forte. Desde que coloquei os pés aqui eu projeto o retorno do clube as competições profissionais. O nosso planejamento é esse. Mas temos que acertar essa dívida com a federação, que impede a nossa participação nas competições da FCF”, comenta Dorval Arriola.

Base de futuro

Mesmo durante o período de ausência do futebol profissional, a bola não para de rolar no gramado do estádio Heriberto Hülse. Isso porque o clube mantém em atividade escolinhas com dezenas de garotos de toda a região Sul do Estado.

"Temos muitos talentos na região. Nossa meta é dar uma oportunidade para esses jogadores mostrarem seu potencial dentro do Próspera, e quem sabe revelar grandes jogadores. Mas, acima de tudo, formar cidadãos de bem", afirma o presidente do clube.

Torneio de veteranos

Em comemoração aos 69 anos do Próspera, um torneio envolvendo times de veteranos da região foi promovido pelo Time da Raça. Um dos idealizadores do evento esportivo foi o ex-goleiro Alexandre Pandóssio, falecido recentemente. Em sua memória, a taça do torneio leva o nome de Pandóssio.

Após mais de um mês de bola rolando, o campeão da competição será conhecido neste domingo. A final acontece nesta manhã, às 10 horas, com o jogo entre Ceará e Criciúma.