InternetData CenterAssinante

Em busca do condicionamento físico ideal, atletas do Tigre encaram o calor intenso

Integrantes do departamento de preparação física avaliam o período de pré-temporada
Em busca do condicionamento físico ideal, atletas do Tigre encaram o calor intenso
Foto: Fernando Ribeiro/www.criciumaec.com.br
Por Marcelo de Bona Em 14/01/2015 às 22:01

Assim como nos primeiros sete dias de pré-temporada, nesta quarta-feira o grupo tricolor novamente encarou uma carga intensa de atividades físicas e técnicas sob sol forte, no Centro de Treinamento. Além do habitual trabalho realizado logo no início da manhã, na parte da tarde os treinamentos estão sendo realizados, propositalmente, às 16 horas. A medida tem como objetivo adaptar os jogadores as altas temperaturas que serão enfrentadas neste início de Campeonato Catarinense.

“Esse é um dos problemas que temos nesse início de temporada. Jogar em um ambiente com uma temperatura muito alta acaba influenciando no desempenho dos jogadores. O que nós temos feito é adaptar os jogadores ao calor, treinando no mesmo ambiente em que eles vão jogar. Mas temos uma equipe muito jovem, com uma média de idade entre 23 e 24 anos. Isso favorece muito na questão da vitalidade do condicionamento físico destes garotos. Neste ano também estamos tendo a oportunidade de ter 24 dias de preparação, nunca tivemos isso no calendário brasileiro. Na temporada passada tivemos apenas 11 dias de preparação”, destaca o fisiologista do Criciúma, Cleber Medeiros.

Na avaliação do preparador físico do Tigre, André Milioli, após os 24 dias de pré-temporada o grupo tricolor estará em boas condições para a estreia no Campeonato Catarinense, agendada para o próximo dia 31, às 17 horas, diante do Guarani de Palhoça, no estádio Heriberto Hülse.

“Os atletas vieram muito bem das férias e estamos trabalhando para o grupo estar numa condição boa no jogo contra o Guarani. Estamos ministrando bem os trabalhos para termos a mesma condição nos três jogos que teremos em sequência no início da competição, contra Guarani, Avaí e Chapecoense. Ainda é cedo para falar, mas a expectativa é muito boa”, pondera o preparador físico.

Conforme o zagueiro Iago Maidana, recém-promovido ao time profissional, a pré-temporada tem sido desgastante. Entretanto, é preciso superar as adversidades para conseguir atingir o objetivo traçado pelo Tigre neste início de temporada.

“Foi uma semana bem puxada, como é a pré-temporada. Realmente é muito calor. Mas temos que passar por cima de tudo, independente da situação, para atingir a nossa meta que é chegar à final do Campeonato Catarinense. Estamos muito bem fisicamente e vamos continuar nesse ritmo para fazer uma boa campanha no Catarinense”, projeta o defensor.