InternetData CenterAssinante

Próspera perto de parar

Próspera perto de parar
Foto: Estádio Mário Balsini
Por Texto/Fotos: Denis Luciano Em 27/06/2011 às 22:00

Sem recursos para pagar dívidas nem manter o time na Divisão Especial do Campeonato Catarinense, o Esporte Clube Próspera deverá formalizar até a próxima sexta-feira na Federação Catarinense de Futebol o pedido de licenciamento da equipe profisssional. "Estamos tentando um lance de sorte. Infelizmente não queria que acontecesse, mas é provável que a gente pare neste ano", reconhece o presidente Cledonir Machado.

O clube está condenado pelo Tribunal de Justiça Desportiva a pagar uma dívida de R$ 34 mil de taxas para a FCF. Sem o pagamento, o Próspera fica impedido de disputar a Especial. "Mas não nos basta o dinheiro para quitar o débito. Precisamos de garantias financeiras para conseguir tocar o time durante todo o campeonato. Sem isso não temos condições de jogar", reforça.

O presidente entende que o licenciamento em 2011 permitirá, na temporada seguinte, um retorno do clube em melhores condições na Divisão de Acesso, a Terceirona catarinense. "Vamos fazer agora algo que o Próspera devia ter feito faz uns 5 anos. Parar e arrumar a casa". Machado afirma que são poucos ajudando e que não adianta "sacrificar sempre os mesmos em busca de dinheiro".

Desde 2005, quando foi campeão catarinense da Série B-1, a terceira divisão, o Próspera vinha em atividade. Em 2006 foi o quinto da Especial. Jogou a Divisão Principal em 2007 e acabou rebaixado devido a perda de 12 pontos no TJD. No mesmo ano disputou a Especial e foi terceiro. Seguiu na Especial em 2008, sendo décimo entre 12 times, em 2009, nono entre 10 equipes e em 2010 com o sexto lugar com 10 clubes.

Se confirmada a desistência do Próspera, o Guarani de Palhoça deve ser convidado para substitui-lo na Especial. A estreia prosperana está marcada na tabela para 7 de agosto em casa contra o Caxias de Joinville.

Enquanto isso, o clube segue com suas categorias de base em ação. Escolinhas são coordenadas pelo técnico Paulo Serrano que comanda também os times que representam o Próspera nos Estaduais de Juniores e Juvenis.