InternetData CenterAssinante

Reciclaço: de um hobby a obras de arte

Douglas Zeferino Soares, de 35 anos, começou a empreender há quase um ano
Reciclaço: de um hobby a obras de arte
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 20/04/2021 às 09:01

Como nasce um empreendimento? De uma ideia, uma necessidade ou de um hobby? Cada empreendedor possui a sua história e Douglas Zeferino Soares, de 35 anos, começou a empreender há quase um ano num misto das respostas sugeridas antes. Foi por hobby e seu primeiro trabalho foi uma necessidade. 

“Comecei em junho de 2020. Fiz uma lareira ecológica para a minha família, mas foi uma necessidade. Não queríamos comprar um ar condicionado. Pesquisei modelos na internet e criei a minha própria”, lembra. “Após criar meu modelo, alguns parentes viram e também pediram. Assim comecei a minha história com os móveis e surgiu a Reciclaço”, acrescenta. 

Soares não trabalha exclusivamente com a empresa, pois ele tem um emprego e atua com a Reciclaço como uma renda extra. Ele também faz por gostar de planejar e ser detalhista. “Trabalho com encomendas. O cliente me encaminha o pedido e analiso se posso fazer e também quanto tempo vou levar para realizar”, explica. 

Atualmente, ele realiza móveis industriais sob medida, lareiras ecológicas, portas de celeiros e industrial design. “Já fiz alguns outros pedidos como cabeceira de cama, guitarra artesanal, suporte para plantas, carrinho para café”, destaca. “Geralmente, o cliente manda a ideia, mas vou aprimorando e modificando algumas coisas. Tenho 23 modelos de lareiras ecológicas, pois não consigo fazer nada igual. São peças únicas”, completa. 

Soares trabalha em sua própria casa e os materiais são comprados e escolhidos por ele mesmo. “Escolho cada ferro e madeira. Por exemplo, compro a madeira bruta, lixo e corto. Desenvolvo a peça a partir disso”, comenta. “Tudo o que faço aprendi pesquisando e botando a mão para fazer. Fui desenvolvendo técnicas e buscando aprender com meu próprio trabalho”, conta. 

Recentemente, ele foi contratado para fazer uma pizzaria e uma sala. “Consegui desenvolver projetos bem legais e que me trouxeram muita satisfação”, afirma. Quer conhecer mais o trabalho de Soares? Entre em contato pelo telefone (48) 9.9116-9062 ou pelas redes sociais.