InternetData CenterAssinante

De funcionária a empreendedora: Janaina Moraes muda de profissão e cria espaço para sobrancelhas

Ela atua na área há seis anos e trouxe novas técnicas de despigmentação de sobrancelhas
De funcionária a empreendedora: Janaina Moraes muda de profissão e cria espaço para sobrancelhas
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 21/08/2021 às 10:19

A mudança de profissão pode ser o desejo de muitas pessoas, mas poucas realizam isso. Seja por medo de arriscar ou até mesmo do mercado de trabalho. Todavia, para Janaina Moraes, de 30 anos, a insegurança foi apenas um detalhe em seu sonho de empreender. Ela decidiu há seis anos trocar de emprego e aprender uma nova atividade. Deixou o cargo de vendedora para atuar como designer de sobrancelhas em Criciúma. A decisão lhe trouxe bons frutos e, hoje, ela possui seu próprio negócio, com perspectivas de crescer dia após dia. 

"Trabalhava como vendedora. Vendia TV por assinatura e tinha uma amiga que trabalhava na mesma empresa, mas que deixou a atividade para atuar na área de sobrancelhas e me convidou. É uma área completamente diferente, mas resolvi aceitar", conta. "Treinei durante cinco noites na casa dela e, durante o treinamento, já percebi que gostei do trabalho. Fiz o teste em uma franquia, passei e, depois de algumas semanas, fui efetivada como designer de sobrancelhas no local", acrescenta. 

Janaína conta que entrou para a franquia em 2015 como funcionária, mas começou a adquirir experiência, conquistar clientes e realizar cursos para aperfeiçoar suas técnicas. "Fiz meu treinamento sobre micropigmentação. Fiquei dois anos trabalhando no local, porém chegou um momento em que percebi que queria voar, comecei a pagar meus próprios cursos e vi que podia mais com meu trabalho. Aluguei uma sala e as minhas clientes vieram comigo por escolha delas, pois já estavam acostumadas com o meu trabalho", relata. 

O início do empreendimento 

De acordo com Janaina, tudo começou com uma maca e cadeira para atender as clientes. "Com a saída da empresa, comprei alguns equipamentos e, com o dinheiro do meu trabalho já no meu empreendimento, fui juntando e montando um espaço melhor para as clientes", detalha. "Ainda lembro que fui comprando uma máquina de café, uma luminária e tudo era aos poucos, mas sempre quis investir no negócio e foi dando certo", completa. 

Especializações 

Janaína percebeu que precisava inovar dia após dia, pois o mercado se atualiza diariamente e, assim, ela foi adquirindo conhecimento e técnicas por meio de cursos. "Estudei e me especializei. Fui para São Paulo e por lá consegui aprender muita coisa por meio de cursos e aulas. Fiz especialização em lábios, em técnicas desenvolvidas em micropigmentação. Talvez se eu não saísse da empresa para montar meu próprio espaço, eu não me utilizaria tanto e ficaria em uma zona de conforto", observa. 

Conforme Janaina, a micropigmentação é uma técnica de implantar pigmentos na pele com o objetivo de cobrir falhas ou até mesmo de definir sobrancelhas e melhorar a autoestima. "A gente traz esta oportunidade de corrigir o que incomoda, por exemplo. Por meio da micropigmentação, conseguimos ajudar as clientes", comenta. 

Técnica nova  

Janaína conta que aprendeu um novo método de despigmentação de sobrancelhas. "Durante muitos anos, nós passamos por processos de micropigmentação com falhas. Não tínhamos como resolver, só existia laser, que custa em média R$ 60 mil. Hoje, eu trouxe uma nova técnica que foi desenvolvida por farmacêuticos, biomédicos, químicos e dermatologistas. É um produto aplicado na área desejada para remover e que nós conseguimos fazer a despigmentação em número de sessões", afirma. 

"O produto é implantado dentro da pele e dissolvido. É um trabalho que vai ajudar no bem-estar da pessoa. Já recebi clientes emocionadas, elevando a autoestima. Há muitos anos, as técnicas de micropigmentação eram diferentes e existiam falhas, então o método de despigmentação vem para corrigir", observa.

Treinamentos 

A empreendedora conta que já está aplicando cursos sobre a nova técnica para profissionais interessados. É necessário entrar em contato para verificar a disponibilidade de agenda. "É um método novo e que pode ajudar muitos clientes", argumenta. 

Clientes 

Em média, Janaina atende 400 clientes por mês. "Tenho pessoas que acompanham meu trabalho há seis anos e estão comigo até hoje. Todo começo é difícil, óbvio. Mas com força de vontade de aprender, buscar conhecimento por meio de cursos, sempre fará o profissional chegar mais longe. Atualmente, tenho meus clientes e meu próprio espaço", finaliza. 

Os interessados em realizar o curso de despigmentação poderão entrar em contato com Janaína por meio das redes sociais. Seu espaço está localizado no bairro Centro, na rua Almirante Barroso, nº 901.