InternetData CenterAssinante

Da necessidade à vontade de mudar: criciumense troca tecnologia por limpeza ecológica

Michael Tscherdantzew, de 46 anos, começou a empreender há nove meses
Da necessidade à vontade de mudar: criciumense troca tecnologia por limpeza ecológica
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 04/09/2021 às 11:02

A pandemia do coronavírus mudou a vida de todos os brasileiros e não foi diferente com Michael Tscherdantzew, de 46 anos. Natural de Criciúma, ele morava até dezembro de 2020 em Canoas (RS). Formado em Ciências da Computação, trabalhava em um hospital com tecnologia, porém em maio do ano passado acabou sendo demitido. Mas a saída do trabalho foi vista de uma outra maneira: uma oportunidade para empreender. 

"Há cinco anos tenho a ideia de empreender, porém abrir uma empresa no Brasil é muito difícil. Estava pesquisando diversas áreas que eu pudesse me adaptar e mudar de segmento. Estudei muito e encontrei sobre limpeza ecológica e estética automotiva. Pesquisei mais sobre o ramo e percebi que existia uma modelo franquia. Então, adquiri esse modelo. Morava no Rio Grande do Sul, mas em dezembro decidi voltar para Criciúma com a minha família e abri a empresa em janeiro na cidade", explica. 

Acquazero é uma rede de franquias especializada em limpeza ecológica e estética automotiva. Vinculada a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a empresa nasceu em 2009, no Estado de São Paulo. "Não usamos água para lavar o carro e utilizamos muito pouco para diluir os produtos. Não tenho um ponto fixo para atendimento. Trabalho no modo delivery, ou seja, vou até o cliente se necessário", destaca. 

Tscherdantzew comenta que fez cursos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para se especializar ainda mais no empreendedorismo. "Trabalhar de empregado é bem diferente de empreender. Tudo muda e precisamos aprender isso. Por isso tentei estudar e fazer cursos para chegar no mercado mais qualificado", afirma. 

Início 

O empreendedor explica que no início precisou pegar seu carro e limpar na frente do prédio em que mora no bairro Comerciário para chamar atenção de clientes. "Hoje, em média, atendo dois clientes por dia. É um trabalho bem específico, muitas pessoas nem acreditam que não uso água", conta. 

Tscherdantzew comenta que os agendamentos são realizados por aplicativo ou até mesmo por telefone via WhatsApp. "Vou até a casa do cliente. Posso fazer o trabalho em uma garagem ou até mesmo em uma calçada. Levo todos os meus equipamentos e deixo o carro limpo", relata. 

Segundo o empreendedor, são atendimentos que mantém os veículos e ambientes limpos e com o uso de produtos ecologicamente corretos. Eles não agridem o veículo ou o espaço, e muito menos o meio ambiente. A empresa atua com soluções para limpeza, conservação e restauração, com qualidade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. 

Recados aos futuros empreendedores 

Tscherdantzew ressalta que ter uma empresa não é tarefa fácil e é necessário aprender tudo, ou seja, o serviço prestado, finanças, tecnologia e até mesmo comunicação com o cliente. "Sem educação financeira fica muito difícil de trabalhar. Somos acostumados a pensar de uma maneira a vida inteira, porém como empreendedor é diferente. Porém, vale a pena. É necessário estudar e aprender sobre tudo. Deixei o setor tecnológico que atuava há 20 anos e estou tendo um retorno positivo", afirma. 

Os interessados em contratar os serviços da Acquazero poderão entrar em contato pelo telefone (48) 9.9648-5431.  

Leia mais sobre: